Professora representa a Ufal em eventos científicos internacionais

Docente da Foufal vai apresentar trabalhos autorais em congressos na Escócia e na República da Coreia

09/06/2016 12h47 - Atualizado em 04/08/2016 às 16h24
Professora Isabel Porto representará a Ufal em importantes eventos científicos internacionais na Escócia e na República da Coreia

Thâmara Gonzaga – jornalista

A professora da Faculdade de Odontologia (Foufal), Isabel Porto, representará a Universidade Federal de Alagoas em importantes eventos científicos internacionais apresentando pesquisas autorais, além de estudos realizados por outros pesquisadores da instituição.

De 16 a 17 de junho, em Glasgow, Escócia, ela vai participar da Propolis Conference 2016. Neste evento, pesquisadores de todo o mundo, que têm a própolis como objeto de estudo, irão se reunir em uma conferência para debater os potenciais do mais complexo material produzido pelas abelhas.

Profissionais das áreas de ciências da saúde, químicos, farmacêuticos, biólogos, além de apicultores, irão participar do evento.

Durante a Propolis Conference, a docente vai apresentar quatro trabalhos: dois de sua autoria e dois conduzidos pelo professor do curso de Farmácia, Ticiano Gomes do Nascimento.

Na área de Odontologia, um dos trabalhos a ser apresentado tem como título “Efeito da própolis vermelha brasileira na saliva e mucosa oral de pacientes com câncer de cabeça e pescoço”. O resultado da pesquisa mostrou que essa própolis tem potencial como adjuvante no tratamento de mucosite de pacientes submetidos a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia.

O outro trabalho de autoria de Isabel Porto é “Própolis vermelha brasileira para desinfecção de cavidades e seu efeito sobre cor e resistência à microtração da interface dentina/resina”. Segundo explica a pesquisadora, a própolis vermelha nas concentrações de 0.3% e 0.6% não compromete a estética nem a resistência de união e pode ser usada para desinfecção da cavidade dental antes do procedimento restaurador.

Esses dois trabalhos foram realizados na Foufal, em parceria com a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Ufal e Cesmac.

Preparo, caracterização e atividade leishmanicida de duas nanopartículas poliméricas carregadas com extrato de própolis vermelha brasileira e Estudos de sazonalidade e certificação da própolis vermelha brasileira são os dois trabalhos da área de Farmácia, desenvolvidos pelo docente Ticiano do Nascimento, que serão apresentados no evento em Glasgow.

O primeiro evidencia um eficiente carregamento das nanopartículas com extrato de própolis vermelha brasileira e sua boa atividade antioxidante e leishmanicida.

Já o segundo, mostra um estudo de autenticação da própolis vermelha brasileira de diferentes áreas do estado de Alagoas e a variação sazonal dos compostos fenólicos e sua correlação com o método de microbiologia.

Ao estudar 18 apiários, o pesquisador Ticiano Nascimento avaliou o aumento das concentrações de flavonoides e a redução de guttiferonas, os quais foram associados ao período de chuvas em Alagoas (meses de maio a agosto). Um aumento das concentrações guttiferonas, ainda segundo o estudo, foi observado no período de verão com a normalização de flavonoides.

Participação no IADR 2016

Ainda no mês de junho, de 22 a 25, em Seul, capital da República da Coreia (também conhecida como Coreia do Sul), a professora da Foufal participará do International Association for Dental Research (IADR 2016), congresso internacional de pesquisa na área de odontologia. Realizado anualmente, o evento reúne professores, pesquisadores, estudantes de pós e graduação.

Na ocasião, será apresentado o trabalho Caracterização de quatro resinas de inserção em bulk, de autoria das estudantes de Odontologia, Tamares Andrade, Ranna Lins e Isabelle Argolo, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic 2015-2016), sob orientação da docente Isabel PortoDevido aos custos da viagem, as estudantes não poderão ir e serão representadas pela orientadora.

A professora explica que o objetivo do estudo foi avaliar várias propriedades físicas e mecânicas de quatro resinas de inserção em bulk com intuito de conhecer melhor e facilitar a escolha do material restaurador.