Professor da Ufal lança livro sobre Introdução à programação com a Linguagem C

Livro reúne teoria e prática que facilita a aprendizagem do aluno

04/05/2016 15h56 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Professor Rodrigo Paes

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

A partir de pesquisas e da experiência em sala de aula como professor de ensino e aprendizagem de programação, Rodrigo Paes, do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), decidiu reunir técnicas metodológicas diferentes para facilitar a assimilação de conteúdo aos estudantes e interessados no tema, em seu recente livro Introdução à programação com a Linguagem C, pela editora NovatecO livro oferece uma temática ampla que pode ser utilizada como material didático em disciplinas introdutórias de programação, seja no ensino médio, cursos técnicos, universidades ou mesmo em cursos de curta duração.

De acordo com Rodrigo o grande foco do livro é a prática de exercícios. “Dou aula de programação desde 2009 e com o tempo e pesquisas realizadas sobre a área percebi uma série de técnicas metodológicas diferentes para o ensino da programação, apliquei as técnicas em sala de aula e comecei a ver resultados. Programação é uma matéria que se aprende praticando muito e não adianta estudar a parte teórica sem desenvolver o conteúdo aprendido através de exercícios”, destacou Rodrigo.

Ele ressalta que ao sentir dificuldade em obras de apoio que adotassem novas técnicas, há um ano e meio decidiu escrever um livro utilizando o que tinha aprendido a partir da experiência do ensino. “O leitor vai encontrar um livro muito didático dividido em quatro etapas: experiência concreta, pequenas modificações, analogia e experimentação livre. Ao introduzirmos um assunto, nós colocamos no início do livro um problema que vamos solucionando com o leitor até chegarmos na última etapa, a experimentação livre, onde o aluno estará mais confortável e seguro sobre o problema”, ressaltou o professor.

Essa parte de experimentação livre é feita numa ferramenta online chamada The Huxley.Essa plataforma tem como vantagem a correção automática dos exercícios propostos, onde o aluno submete a solução do problema encontrada por ele e a ferramenta diz se ele acertou ou não. Ao final do livro, o leitor estará apto a resolver problemas utilizando a linguagem de programação C, pontuou Rodrigo.

O escopo do livro abrange desde o início, com o entendimento sobre o que são algoritmos e o funcionamento básico de um computador, até questões mais avançadas, como recursão, alocação dinâmica, ponteiros e várias dicas de programação. Os interessados podem adquirir o livro nas livrarias Novatec, Amazon, Cultura, Leitura e Saraiva.