Criação e utilização do Moodle é tema de curso para docentes de Exatas

Iniciativa pretende estimular o uso da plataforma no IM, aulas começam dia 20

05/04/2016 12h23 - Atualizado em 08/04/2016 às 10h39
Victor Hugo de Souza Ramos é o coordenador do curso. Foto: Thiago Prado

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação Criação e utilização do Moodle nos cursos de Exatas. As aulas são destinadas à docentes dos cursos de Exatas da Universidade Federal de Alagoas e devem acontecer entre os dias 20 de abril e 25 de maio. Qualquer professor de Exatas pode participar, sendo ele professor da EaD ou só do presencial. Para isso, basta acessar a página da Gerência de Capacitação, no link.

O curso acontece na modalidade semipresencial híbrido, disponível no ambiente virtual de aprendizagem Moodle (www.ava.ead.ufal.br), apresentado em quatro módulos, um por semana e com dois momentos presenciais para avaliação de desempenho. Os encontros presenciais serão todas as quartas das 8h às 12h no laboratório do Instituto de Matemática (IM), totalizando 24h de encontro presencial e as outras 36h serão online, finalizando uma carga horária de 60h.

Segundo o coordenador do curso, o técnico Victor Hugo de Souza Ramos, a ideia para realização das aulas aconteceu devido a pouca exploração do Moodle por parte dos professores da EaD e também para apresentar o Moodle aos professores do presencial que não têm contato com o mesmo e podem usá-lo como uma ferramenta a mais no trabalho com os alunos. “A importância vem a partir de um mundo cada vez mais digital onde 'força' o domínio de novas ferramentas de ensino-aprendizagem por parte tanto do professor quanto do aluno para novas práticas de ensino”, explica Victor.

Ainda segundo Victor, a experiência na utilização do Moodle para a Matemática/EaD, trouxe a percepção de que há pouca exploração das ferramentas do Moodle por parte dos professores, ficando muitas vezes sua utilização baseada tão somente no fórum de noticias, daí a necessidade da abrangência do conteúdo programático. “A ideia mesmo é ficar somente com os professores de exatas, já que as ferramentas como o Latex e Geogebra terão destaque especial e se relacionam diretamente com as Exatas”, finaliza.

Para ter acesso ao conteúdo programático do curso, clique aqui.

Mais informações pelo ramal: 1046.