Evento debate importância das artes em tempos de pandemia

Inscrições ainda estão abertas
Por Ascom Ufal
26/02/2021 15h12

Nesta sexta (26), a partir das 19h, será realizada a mesa virtual A Importância das Artes e Seus Lugares de Criação, promovida pelo Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca) da Universidade Federal de Alagoas. A atividade faz parte da programação do 30º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica e 13º Congresso de Iniciação Tecnológica (Pibiti) da Ufal.

O evento acadêmico reunirá pesquisadores nas áreas de Teatro, Dança e Música para discutir os desafios da pesquisa em tempos de pandemia nas suas áreas de estudo. Entre os convidados, estarão os professores Tássio Ferreira, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Carina Joly, da Universidade Federal de São João del-Rey (UFJS), e Flávio Campos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tásssio Ferreira é docente do Centro de Formação em Artes da UFSB e líder do Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora, o Aldeia. Ele vai tratar do tema Investigação da Cena e a Contracolonialidade. Tomando como base as perguntas “Que corpo é esse virtual?” e “Como o corpo negro potencializa o discurso contra a colonialidade e é potencializado no âmbito das plataformas digitais?”, ele buscará abordar os caminhos de pesquisa no teatro e nas artes da presença, mobilizando os novos desafios em contexto de não presença (isolamento social) diante da pandemia do novo coronavírus.

Atuando desde 2011 em cursos e workshops sobre prevenção e saúde do músico, Carina Joly, por sua vez, falará sobre Euforia Musical Pós-pandemia: Assegurando uma Volta Saudável. Dentro da ideia de prevenção contra problemas de saúde relacionados à performance, ela vai abordar o cuidado no momento de retomada aos concertos, shows e outras atividades musicais, também em instituições de formação musical, a partir de um programa que prepare física e emocionalmente os músicos para uma volta saudável.

No campo da dança, Flávio Campos terá como tema de abordagem Como é Que se Dança em/com a Casa? Pesquisa, Ensino e o Processo BPI em Tempos de Pandemia. Coordenador do Grupo de Pesquisadores em Dança da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), Flávio buscará refletir sobre os impactos do isolamento social a partir da questão: O que pode um corpo que dança na pandemia dentro de casa?. A proposta dele é compartilhar alguns artifícios e processos que produziram resultados curiosos neste quase um ano de pandemia. A moderação da mesa será do professor Elias Veras, do curso de História da Ufal.

As inscrições para participar da mesa virtual A Importância das Artes e Seus Lugares de Criação podem ser feitas por este link. A participação ao evento conferirá certificado. No caso dos estudantes, especialmente da Ufal, essa declaração poderá valer como horas flexíveis no currículo. O evento será transmitido pelo canal Ufal Oficial no Youtube.

A conferência é organizada pelo Comitê de Pesquisa do Ichca e conta com apoio daspró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e de Extensão (Proex).