Mudanças climáticas e ambientais na Amazônia serão tema de abertura da 35ª Semabio

Inscrições encerram dia 27; concurso de fotografia e ilustração recebe trabalhos até a próxima sexta (26)
Por Manuella Soares - jornalista
25/11/2021 07h21

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), promove a 35ª edição da Semana de Biologia (Semabio), de 1º a 3 de dezembro, e traz como tema central as mudanças do clima e só meio ambiente na Amazônia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do evento até o próximo sábado (27).

A programação anual do ICBS será virtual e com o objetivo de integrar alunos e professores a temas atuais da biologia, mostrando o papel do biólogo na sociedade. O evento também serve como vitrine de divulgação dos projetos de pesquisa, de extensão e outras atividades desenvolvidas em parceria com o Instituto.

O professor Lázaro Wender Oliveira de Jesus coordena a Semabio junto com as comissões científica, de divulgação e de organização. Várias atividades foram pensadas para os três dias, incluindo palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas.

A abertura oficial está marcada para começar às 19h10 do dia 1º, com a palestra do pesquisador Adalberto Luís Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ele vai falar sobre os efeitos das mudanças climáticas e ambientais em peixes da Amazônia. Adalberto é comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005.

Durante o evento os inscritos também terão a oportunidade de participar de palestras de convidados como Joanna Darck C. C. Lima, Nanuza Luiza de Menezes e Fabiano Melo (UFV), além dos professores da Ufal Marcos Vinícius Carneiro Vital, Douglas Carvalho de Amorim, Olagide Wagner de Castro, Nidia Noemi Fabré eMüller Ribeiro Andrade.

Quem já se inscreveu na Semabio 2021 pode participar do Concurso de Fotografia e Ilustração Científica. As inscrições vão até sexta-feira (26) e o edital com todas as regras está disponível aqui.

Temas atuais em atividades intensivas

A 35ª Semabio oferece vários minicursos e oficinas que já estão com as vagas esgotadas. Haverá oficinas voltadas para confecção de TCC, atualização de currículo lattes e ferramentas de interação para aulas, que são temas bastante procurados por alunos. Mas os organizadores também apostaram em minicursos com ideias inovadoras, que aliam a tecnologia à área de formação.

Entre as opções estão os intitulados Aprendizagem baseada em jogos digitais na Biologia: Games da plataforma Google Play; Blog como instrumento de divulgação científica; Tecnologias assistivas e digitais para inclusão escolar de pessoas com deficiência visual; e também um minicurso que debate: Por que (ainda) usamos animais na pesquisa científica?

Os participantes terão certificado de 4 horas de carga flexível.