Campus do Sertão está com inscrições para 3ª Jornada Acadêmica

Evento on-line será realizado de 1º a 3 de dezembro
Por Ascom Ufal
04/10/2021 15h32

Reunir pesquisadores, professores da educação básica e estudantes de graduação e pós-graduação; divulgar e discutir resultados de atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas no âmbito das instituições. Esses são alguns dos objetivos da 3ª edição da Jornada Acadêmica do Campus do Sertão (3ª JACS), que acontece de 1º a 3 de dezembro deste ano, de forma virtual, de maneira a atender às medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

A Jornada Acadêmica é o principal evento científico de caráter interdisciplinar e integrativo dos cursos do Campus do Sertão. Os organizadores avisam que o prazo para submissão de proposta de minicursos se encerra nesta segunda (4) e a divulgação do aceite da proposta será feita até 27 deste mês.

Para além disso, fortalecer o papel do Campus do Sertão enquanto instituição formativa e geradora de conhecimento, bem como fomentar parcerias com outros centros de pesquisa, ensino e extensão da região nordeste, quiçá do Brasil.

A escolha do tema Campus do Sertão em diversidade: ciência, saberes, arte e vida foi feita considerando dois elementos fundamentais: o Campus do Sertão e a luta pela vida. “O primeiro, por ser o elemento homenageado desta edição, bem como pelo papel na educação e desenvolvimento social do interior do Nordeste; o segundo, pelos desafios no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus impostos à sociedade, à ciência e à educação”, justificou o diretor acadêmico, Thiago Trindade.

Para Trindade, a JACS já é um evento institucionalizado no Campus do Sertão. “Graças à participação e ao envolvimento de toda comissão organizadora, com a atuação dos três segmentos - discente, técnico e docente, a JACS, em sua terceira edição, busca ratificar o papel da universidade pública brasileira assim como socializar com toda a comunidade as produções científicas decorrentes de sua atuação no sertão alagoano.

“A jornada acadêmica tem um papel fundamental na divulgação do que o Campus, em especial, produz no âmbito do Sertão alagoano. Para além disso, tem se constituído uma oportunidade ímpar de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento vinculados ao Campus do Sertão, de diálogo e unicidade entre discentes, docentes e técnicos e de intercâmbio com outras IES[Instituições de Ensino Superior] e com a nossa população alagoana que acredita no papel da educação pública na construção de uma sociedade mais justa e plural”, disse a professora Flávia Jorge de Lima, coordenadora de Extensão.

Para mais informações, acesse a página da 3º JACS. Lá você vai encontrar a 1ª Circular e as informações sobre processo de inscrição para ouvintes e participação com apresentação de trabalhos. Siga também a 3ª JACS no Instagram: @jacs.sertao.