Proest convoca bolsistas para acompanhamento acadêmico

Isso vai acontecer por formulário eletrônico, com várias questões sobre situação acadêmica, psicológica e socioeconômica
Por Ascom Ufal
27/05/2020 13h00 - Atualizado em 27/05/2020 às 14h33

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) vai fazer acompanhamento acadêmico de alunos bolsistas que tiveram baixo rendimento no semestre 2019.2. Em nota emitida nesta quarta (27), explica que a convocação é voltada aos estudantes que recebem Bolsa Pró-graduando, Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia que se enquadram na situação apontada. O documento justifica que esse chamamento atende às Instruções Normativas (IN) que tratam desses auxílios financeiros.

A nota informa que, ainda, que a "convocação é uma ação rotineira realizada a cada início de semestre, desde a publicação das referidas Instruções Normativas, e tem o objetivo de identificar os estudantes enquadrados nos critérios acadêmicos de suspensão dos programas, com a realização de reuniões presenciais e/ou preenchimento de questionário físico que possibilite aos estudantes esclarecer as situações que resultaram no baixo desempenho acadêmico”.

No entanto, por conta da situação de pandemia que todos estão vivenciando, com suspensão dos atendimentos presenciais, reuniões presenciais e questionários físicos, a equipe da Proest e as dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAEs) elaboraram formulário eletrônico que deverá ser respondidos pelos alunos. Esse questionário tem várias questões sobre a situação acadêmica, psicológica e socioeconômica, que permitirão aos profissionais envolvidos analisarem a situação de cada estudante com baixo desempenho acadêmico no semestre de 2019.2.

De acordo com a nota, a equipe multidisciplinar da Proest e dos NAEs fará avaliação individual das respostas dadas pelos estudantes convocados no processo. A análise das situações e documentos apresentados nos formulários será feita por pedagogo, técnicos em assuntos educacionais, assistentes sociais e psicólogos.

A nota também esclarece que a “Proest está atenta às dificuldades de acesso à internet que alguns estudantes poderão ter (cerca de 10% da nossa comunidade discente não tem nenhuma forma de acesso à internet em suas residências), e está monitorando as respostas enviadas, de modo que seja possível ter o retorno mais próximo possível de 100% dos estudantes convocados. Mesmo esgotando as diversas possibilidades de contato, a Proest compromete-se a não penalizar estudantes que não responderem à convocação por, comprovadamente, não disponibilizarem de acesso à internet em suas residências”.

Leia a íntegra da nota no arquivo em anexo: