Medicina da Ufal comemora 73 anos de existência dedicados à sociedade

Celebração acontece na próxima terça-feira (2), na Casa da Palavra, em Maceió
Por Janaina Alves – relações públicas
28/04/2023 17h28 - Atualizado em 28/04/2023 às 18h18

O curso de Medicina da Ufal está comemorando 73 anos e para comemorar, a direção da Faculdade de Medicina (Famed) realiza uma cerimônia nesta terça-feira (2), na Casa da Palavra, localizada no centro de Maceió, às 19h. O evento contará com a participação de membros da gestão central da Ufal e da Famed, entre outros convidados que fizeram parte da história do curso ao longo de mais de sete décadas.

A programação do evento é composta por homenagens e uma parte cultural, com apresentações dos professores e médicos Diogo Nilo, David Buarque, Hélio Miranda e Gerson Odilon. Além do músico alagoano José Ivo que também é convidado do evento.

Para a diretora da Famed, Angela Canuto, professora do quadro há 21 anos e egressa da Ufal, o curso tem se destacado ao longo dos anos formando médicos que atuam em tanto em Alagoas, como no Brasil e no mundo.

De acordo com a docente, o curso tem como principal objetivo de proporcionar uma formação compatível com os avanços no cenário da saúde. “A Famed forma médicos generalistas, éticos e responsáveis para atuar no SUS e contribuir com a comunidade. O curso tem um currículo misto onde mescla metodologias ativas com o processo ensino-aprendizagem tradicional”, explica.

A professora e gestora do curso de Medicina reforça, ainda, a oferta acadêmica para aqueles que têm interesse em enveredar pelo ensino, pesquisa e extensão. “O curso oferece três mestrados e se programa para, brevemente, ter um doutorado”, informa.

Toda essa estrutura se reflete na qualidade do curso da Ufal, que está entre os 20 melhores cursos de Medicina do país, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é uma das etapas de avaliação dos cursos superiores no Brasil. Outra conquista recente foi a acreditação do curso no Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (Saeme), título concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com vigência até 2025.

Compromisso com a formação social

Sempre atentos às questões sociais que permeiam a prática da Medicina, o curso lançou no ano passado um projeto voltado para a saúde de pessoas albinas, que contou com a participação do então Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Ainda em 2022, a Famed foi homenageada com comenda Tavares Bastos, concedida pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) pelos pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas, notadamente na área educacional.

Já em 2023 o curso abriu vagas para o mestrado profissional na área de Ensino na Saúde, teve aprovado o projeto de pós-doutorado em parceria com a Universidade Estadual de São Paulo e lançou vagas para a especialização multidisciplinar em geriatria.

Para conhecer mais sobre o curso de Medicina da Ufal, acesse: famed.ufal.br