Faculdade de Medicina da Ufal é homenageada com comenda Tavares Bastos

Reitora honorária Ana Dayse também recebeu comenda por mérito educacional Téofanes Barros
Por Ascom Ufal com Assembleia Legislativa
06/09/2022 08h56 - Atualizado em 07/09/2022 às 10h42

Na manhã desta segunda-feira, 5 de setembro, a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acompanhou a entrega da comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos. Foram premiados a Faculdade de Medicina da Ufal e o Centro Universitário Cesmac. 

As comendas foram concedidas pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas, notadamente na área educacional. “Estas instituições sempre contribuíram com pesquisa e foram importantes para a sociedade, especialmente durante a pandemia”, disse a deputada Fátima Canuto (MDB), lembrando que as homenagens só não aconteceram antes por causa da pandemia da covid-19. 

O reitor Josealdo Tonholo recebeu a comenda junto com a diretora da Famed, professora Ângela  Canuto. “Estamos saindo de uma pandemia e a Saúde mostrou mais do que nunca sua importância para a sociedade”, afirmou o reitor. Ele lembrou ainda que neste período crítico, a Ufal tomou a frente capacitando pessoas e realizando testes de covid. “Montamos a UTI para pacientes com coronavírus no Hospital Universitário, com a Ufal tomando a frente neste enfrentamento”, completou Tonholo. 

A diretora da Famed, professora Ângela Maria Moreira Canuto Mendonça, reforçou o histórico da Faculdade, que completou 70 anos durante a pandemia. “Formamos médicos para o Brasil e para o mundo, mas vivemos um momento crítico”, disse Ângela Maria sobre a série de cortes e contingenciamentos. 

A professora aposentada e reitora honorária da Ufal, professora Ana Dayse Dorea, recebeu a comenda por mérito educacional Téofanes Barros e se disse lisonjeada em receber a homenagem, enfatizando a necessidade de se dar maior atenção à educação: “Faço um apelo para que a Educação seja uma prioridade ainda maior, pois nossa dívida social e educacional é gigantesca diante dos países desenvolvidos e diante dos Estados e regiões mais desenvolvidos do Brasil”. 

“Esforços vigorosos precisam ser feitos para minimizar os danos causados à educação pela pandemia e seus efeitos colaterais, que ainda perdurarão durante anos”, afirmou a professora Ana Dayse ao lembrar que a responsabilidade é dos políticos e também de toda a sociedade.