Farmácia formou quase mil profissionais e é destaque em pesquisa e extensão

De acordo com diretor do ICF, curso tem formado farmacêuticos de excelência e consolidado a Ufal como referência em ensino nessa área
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
12/09/2023 16h32 - Atualizado em 15/09/2023 às 12h12
Professor Irinaldo, diretor do Instituto de Ciências Farmacêuticas

Professor Irinaldo, diretor do Instituto de Ciências Farmacêuticas

Cerca de 298 estudantes matriculados na graduação e 55 na pós-graduação, com 102 projetos de pesquisa e 21 de extensão em andamento. Esses são alguns dos números que representam as conquistas da comunidade acadêmica do curso de Farmácia que, ao longo de seus 25 anos, já formou quase mil profissionais.

Para além dos números, o início da graduação ofertada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) representou uma mudança no mercado de trabalho e na valorização da carreira profissional. O curso acompanha as mudanças e o surgimento de novas áreas de atuação ao trabalhar na formação generalista dos graduandos.

De acordo com o diretor do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Irinaldo Diniz, à frente dessa unidade acadêmica desde 2018, o compromisso com a qualidade é uma missão assumida por toda a comunidade do ICF desde a criação do curso, tanto para consolidar a graduação como para ampliar a oferta de formação por meio da pós-graduação. “O resultado é a certeza de que estamos formando profissionais farmacêuticos de excelência e que consolida nossa Universidade como referência em ensino farmacêutico no estado da Alagoas”, destacou o diretor.

Ao falar sobre as ações realizadas por docentes, discentes e técnicos do ICF, Irinaldo ressalta que “têm contribuído decisivamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, formando profissionais cada vez mais qualificados, sobretudo, na área de saúde, realizando pesquisas e desenvolvendo projetos de extensão que visam à promoção do bem-estar e à melhoria da qualidade de vida da população e daqueles que o cercam”.

Ainda de acordo com o docente, as atividades são realizadas de modo a integrar ensino e serviço na formação de profissionais, contribuindo para a efetivação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, desenvolvemos projetos articulados com a rede de atenção à saúde que vêm permitindo a implementação de mudanças na qualidade da formação dos recursos humanos e no atendimento oferecido à população”, disse.

E é com esse foco na melhoria dos serviços ofertados para as pessoas que a comunidade do ICF comemora a instalação da Farmácia Universitária. Com expectativa de ser inaugurada em breve, o espaço, localizado na Praça dos Bancos do Campus A.C. Simões, em Maceió, está em fase final da reforma. “Esse é um marco muito importante para o curso, pois proporcionará a integração das diversas áreas de conhecimento que compõem a graduação em Farmácia, constituindo-se, assim, um cenário de vivência profissional que reforçará o processo de aprendizagem, aprimorando a relação entre o futuro profissional e a sociedade”, salientou o diretor.

E destaca: “A Farmácia Universitária será um estabelecimento que oferecerá serviços farmacêuticos ao indivíduo, à família e à comunidade, de modo a contribuir para a promoção, a prevenção, proteção e a recuperação da saúde”.

Dois mestrados e aprovação do doutorado

Um curso considerado novo, com um quadro docente enxuto, mas com uma relevante contribuição na área das pesquisas acadêmicas. Atualmente, o ICF conta com dois mestrados: Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBQBM), coordenado pelo professor Leonardo Broetto, e Ciências Farmacêuticas (PPGCF), sob a coordenação da professora Camila Dornelas.

As festividades dos 25 anos do curso foram intensificadas com a aprovação do doutorado em Ciências Farmacêuticas, com previsão de início da primeira turma em 2024. “É o único programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas do estado e tínhamos uma demanda grande por conta dos mestres formados que iam para outras localidades. Agora, vamos conseguir receber essa demanda e continuar formando mestres e doutores com qualidade”, destacou Camila.

Entre diversas pesquisas desenvolvidas no ICF atentas à realidade local, mas também com projeção nacional, a coordenadora informa que o PPGCF está participando do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação (PDPG), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), cujo foco é desenvolver pesquisas voltadas para o contexto do Semiárido alagoano.

“Isso mostra a grande relevância do programa na área acadêmica, pois conquistamos em média 60 mil reais com duas edições do edital, além do impacto social das pesquisas que serão realizadas por contemplar um bioma alagoano”, disse a coordenadora, ao acrescentar: “Temos mostrado nossa contribuição e o objetivo é continuar retornando para a sociedade produtos e formação de recursos humanos com excelência”.

Atividades extensionistas

O estabelecimento de ações voltadas para a comunidade por meio da extensão também é um dos diferenciais do curso de Farmácia. Tais atividades são realizadas, sobretudo, pelos estudantes por meio da orientação de docentes.

E é justamente a participação estudantil que a coordenadora de Extensão e Cultura do ICF, professora Aline Fidelis, faz questão de destacar. “O curso de Farmácia da Ufal tem uma tendência para atrair estudantes proativos e com ótima disposição para desenvolverem habilidades em lidar diretamente e trocar experiências com a sociedade”, apontou.

Ela ressalta que os docentes estão sempre motivados a construir propostas que contemplem esse pilar acadêmico, resultando em um rico histórico que associa ensino, pesquisa e extensão. O Programa Farmácia Escola, coordenado pela professora Camila Dornelas, é uma das ações extensionistas do ICF e já realizou atividades por meio de aprovação em editais do Ministério da Educação (MEC) e contribuiu com as diversas frentes da Ufal no período da pandemia de covid-19.

A coordenadora de extensão ainda destaca o envolvimento das docentes Graça Leopardi, Sabrina Neves e do professor Alfredo Dias, que atuam “de forma ativa no Programa de Educação pelo Trabalho (PET) para Saúde, numa parceria Ufal, MEC e Ministério da Saúde”.

Aline Fidelis também coordena uma das ações de extensão mais expressivas da Ufal: o programa de Centro de Informações Toxicológicas (Citox) que atua, de forma contínua, desde 2009, sendo suas ações aprovadas por diversos editais do MEC, Ministério da Saúde, Fapeal e Pró-reitoria de Extensão (Proex).

“Durante a pandemia, o Citox contribuiu significativamente com esclarecimentos à população, acerca de produtos saneantes, drogas e medicamentos. Atualmente, integra a Rede Zebrafish do Instituto Butantan e trará pesquisadores da referida instituição para oficinas e minicursos durante a Semana de Extensão da Ufal em 2023”, informou Aline Fidelis.

A coordenadora relata que, desde o início de sua gestão em março de 2022, o foco tem sido ampliar as possibilidades de ações de extensão no ICF. “Docentes e discentes têm incrementado as propostas e expandido os fazeres extensionistas do curso, considerando as suas mais diversas áreas de atuação. Construímos, em comissão, e oficializamos a regulamentação das Ligas Acadêmicas do curso de Farmácia e, com isso, atualmente, o curso conta com quatro Ligas: Oncologia Pediátrica; Ativos Naturais; Farmácia Hospitalar e Clínica; e Química Medicinal. Todas atuando nos três pilares acadêmicos, vinculadas à Coordenação de Extensão e Cultura do ICF e à Proex como programas de extensão”, informou Aline Fidelis.

Residência profissional

Além das diversas possibilidades surgidas durante o curso, após a formação, os profissionais em Farmácia têm a possibilidade de ingressarem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Saúde do Adulto e do Idoso. A residência ofertada pela Ufal é uma modalidade de pós-graduação com atividades desenvolvidas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal.

Segundo a tutora e preceptora dos farmacêuticos clínicos no programa, professora Graça Leopardi Gonçalves, durante o primeiro ano da residência, os profissionais participam de atividades diárias que contemplam a área da Farmácia Clínica. “O foco é garantir que toda farmacoterapia em uso do paciente está sendo efetiva, necessária e segura. Os residentes entrevistam e evoluem os pacientes em prontuário e participam de visitas multidisciplinares duas vezes por semana com a preceptoria”, explicou.

Já no ano seguinte, a tutora informa que os residentes passam a integrar equipes multidisciplinares e estagiam em ambulatórios, a exemplo de Unidade Básica de Saúde, Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), onde fazem estágio na Central de Manipulação de Quimioterápicos. Ainda no HU, os farmacêuticos realizam práticas no Hospital Dia – Infectologia, com enfoque nos portadores de HIV (vírus da imunodeficiência humana), atuam na gestão de Controle de Infecção Hospitalar e no Núcleo de Epidemiologia Hospitalar.

Toda essa experiência também é geradora de conhecimento e partilhado com os pares acadêmicos. “Todos os residentes elaboram um Trabalho de Conclusão de Residência, em tópico vinculado à área de estudo, e encaminham para publicação em revista da área”, informou a docente.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Ufal existe desde 2010 e, além do curso de Farmácia, engloba profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Para saber mais sobre a residência, acesse este link