Cerimônia celebra os 50 anos do curso de Enfermagem da Ufal

Evento, a ser realizado no dia 6 de novembro, marca a culminância das festividades em celebração ao Jubileu de Ouro da graduação
Por Ascom Ufal
01/11/2023 14h19
Divulgação

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completa 50 anos de existência nesta quarta-feira (1º). São cinco décadas formando os melhores profissionais da área no estado nos níveis de graduação e pós-graduação. As comemorações do Ano Jubileu de Ouro tiveram início em janeiro deste ano https://ufal.br/ufal/noticias/2023/1/escola-de-enfermagem-da-ufal-da-inicio-as-comemoracoes-dos-50-anos-do-curso e a culminância das festividades será no próximo dia 6 de novembro, das 8h às 13h, no Auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, localizado em Maceió.

Homenagens a nomes que contribuíram para a área e momentos de conversa sobre a história do curso fazem parte da programação que vai contar com a presença do reitor Josealdo Tonholo, docentes, discentes, técnicos e demais colaborados da Escola de Enfermagem (EENF), além de pró-reitores, autoridades da área e profissionais da saúde pública alagoana.

“Será uma solenidade para que todos participem: comunidade universitária, todas as pessoas que contribuem para a formação das enfermeiras e enfermeiros do estado de Alagoas, como docentes, preceptores do serviço, colegas de todas as áreas”, convida a diretora da (EENF) e decana da Ufal, professora Cícera Albuquerque.

Motivos para comemorar

A história do curso de Enfermagem se confunde com a do Hospital Universitário da Ufal, um dos equipamentos de formação de enfermeiras e enfermeiros da Universidade e que, em 2023, também completou 50 anos. “O Navio Hope, que foi aportado aqui em 1973, no Porto de Maceió, e as enfermeiras que estiveram aqui identificaram a necessidade de um curso de Enfermagem e também de um hospital que na época não havia”, recorda a professora ao relatar o momento histórico que marcou a criação do curso.

Egressa, docente e atual diretora da EENF, Cícera fala com emoção sobre a história da graduação. “Nós temos uma trajetória muito linda ao longo desses 50 anos: primeiro curso de Enfermagem de Alagoas, o qual teve docentes que contribuíram de forma potente para a implantação do serviço de saúde pública do estado. Temos, também, enfermeiras renomadas no campo político, a exemplo da Heloísa Helena, que têm uma contribuição muito grande”, afirma.

As turmas de discentes que passaram pelo curso é outro motivo de orgulho da comunidade acadêmica. “Nossos egressos e egressas estão em cargos de liderança nas secretarias de Saúde de municípios e também do estado. Então, o curso de Enfermagem tem uma história muito potente. O curso obteve nota máxima do MEC [Ministério da Educação], nota 5 na avaliação, é o único curso que tem mestrado de Enfermagem na comunidade alagoana e estamos agora buscando trazer o doutorado”, destaca a diretora. E reforça: “Apesar das dificuldades, o curso tem alcançado níveis de excelência na área de formação e na pesquisa com relevante impacto social”.

Jubileu de ouro na Câmara Municipal

E já na segunda, 13 de novembro, a Câmara Municipal de Maceió, por meio de proposição do vereador Dr Valmir, realiza uma sessão solene referente aos 50 anos do curso de Enfermagem da Ufal. A sessão acontece no plenário da Câmara a partir das 14h, em Jaraguá.