Programa de entrevistas apresenta ações de EaD e uso de tecnologias na Ufal

Público poderá conferir no canal do Youtube da Universidade a partir deste sábado, dia 6)
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
05/08/2022 14h22 - Atualizado em 05/08/2022 às 15h40
Professor Isnaldo Barbosa, do Instituto de Matemática da Ufal, será entrevistado por Fernando Pimentel

Professor Isnaldo Barbosa, do Instituto de Matemática da Ufal, será entrevistado por Fernando Pimentel

Pioneira na oferta de ensino a distância no Estado, a Universidade Federal de Alagoas vai lançar uma série de entrevistas para apresentar à sociedade parte dessa história e do que vem sendo feito atualmente nessa área. O público vai poder conferir tudo isso no programa EaD na Ufal, que vai ser lançado neste sábado (6), no canal da Universidade no Youtube.

O programa será conduzido pelo coordenador Institucional de Educação a Distância, Fernando Pimentel, e a primeira edição vai ao ar após o evento on-line Ciclo Dialógico sobre EaD.

Pimentel adianta que, a cada sábado, o público vai poder conferir uma entrevista inédita e terá a oportunidade de conhecer como a Universidade utiliza as tecnologias digitais e a educação a distância em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O primeiro entrevistado será o professor Guilmer Brito, chefe da Unidade de Telessaúde do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal. O reitor Josealdo Tonholo e o professor Elton Malta, diretor do Instituto de Física, também já estão com a participação confirmada.

“O público poderá conferir desde a história da EaD na Universidade, com o professor Luís Paulo Mercado, do Centro de Educação (Cedu), até experiências concretas de ensino com tecnologias com o professor Eduardo Setton, do Centro de Tecnologia (Ctec), além da relevância da EaD para a democratização do ensino superior com a professora Lílian Figueiredo, do Campos Sertão”, antecipou o coordenador.

Todas as edições do EaD na Ufal já foram gravadas na produtora Staff Áudio Vídeo, com apoio da Fundepes. No total, serão nove entrevistas. A previsão é de que, posteriormente, o programa faça parte da programação da TV Ufal, afiliada à TV Brasil – Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Alagoas, que já está disponível no canal 8.1 para mais de um milhão de habitantes da grande Maceió.

“Os entrevistados são professores e servidores da Ufal que atuam com o desenvolvimento de ações educacionais, tecnologia digital ou educação a distância. Estamos realizando algumas reuniões para a viabilidade da continuidade do projeto, pois tantas outras pessoas contribuem nesse campo e acreditamos que outros projetos podem ser desenvolvidos, utilizando o espaço da TV Ufal, que consideramos uma conquista significativa para nossa instituição”, destacou o professor.

Para saber mais sobre a TV Ufal, acesse aqui.

Serviço

O quê: Programa de entrevistas EaD na Ufal
Quando: sábado, 6 de agosto
Onde assistir: canal da Ufal no Youtube