Mais de 400 alunos de escolas públicas visitaram a Ufal no último sábado

Paespe promoveu momento de integração e difusão de conhecimento para despertar interesse dos jovens pelo ensino superior
Por Simoneide Araújo - jornalista
03/10/2022 18h15 - Atualizado em 06/10/2022 às 12h18
Equipes dos cursos de Design e Arquitetura também estiveram presentes durante a visita das escolas

Um sábado bem diferente na Universidade Federal de Alagoas foi vivenciado por mais de 400 alunos do ensino médio de escolas públicas de Maceió. Esse dia especial movimentou o Centro de Tecnologia, com mostra de profissões e experimentos, e foi promovido pelo Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), que abriu as portas da Ufal para os estudantes do ensino médio, futuros universitários. O número de participantes surpreendeu até os organizadores do evento.

Ver esses jovens aqui no campus é muito gratificante. A empolgação deles nos reanima, principalmente num momento tão difícil para a educação pública como o que estamos vivenciando. Queremos motivar esses alunos de maneira diferenciada para que eles despertem o interesse pela universidade, seja qual for o curso que escolherem. O Paespe é a nossa missão e queremos dar oportunidade a esses jovens”, disse o coordenador-geral do Paespe, Roberaldo Carvalho, ao lembrar que estão abertas as inscrições para as próximas turmas do programa.

Os corredores e as salas de aula do Ctec ficaram cheias de jovens circulando e participando das atividades oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Ufal, não só das engenharias, mas dos cursos de Design, Arquitetura, Computação, Direito, Letras, Pedagogia e Biologia. Além de conhecer as profissões, os visitantes também puderam se inscrever gratuitamente para as novas turmas de reforço escolar e do cursinho pré-Enem.

O Paespe desperta e inspira os alunos a buscarem uma carreira acadêmica. “Hoje (sábado, 1º) estamos reunindo universitários de diversos cursos de graduação, além da parceria com a Usina Ciência e apoio da Abrasel, que ofereceu o lanche para os nossos visitantes, junto com nosso Restaurante Universitário. Esse é um momento muito importante porque essa mostra de profissões dá oportunidades a esses jovens, que vieram para o Centro de Tecnologia, de conhecerem nossos cursos e que vão divulgar nossa Universidade. É um momento ímpar porque estamos em meio a um novo processo seletivo do programa. Fizemos 400 crachás e, mesmo assim, não foi suficiente. Isso mostra o sucesso dessa ação”, celebrou Geiza Correia, vice-coordenadora do Paespe.

Um das atrações do evento foi a Usina Ciência, que levou experimentos de Química e Física, que despertaram a curiosidades dos jovens visitantes. “Achei esse evento muito interessante porque nos dá a oportunidade de conhecer as áreas, os cursos que a Ufal oferece e isso é muito bom para a gente, porque desperta o interessante, principalmente para quem é do 3º ano, como eu. A gente ainda está decidindo o curso que quer seguir. Estou gostando muito, principalmente dessa demonstração aqui. Eu vi esse assunto na minha aula de física”, disse Raiane Lima Silva, ao participar de uma experiência com o Gerador de Van de Graaff, promovida pela Usina Ciência.

Raiane é aluna da Escola Marcos Antônio, do Benedito Bentes 1, e está penando em cursar Arquitetura na Ufal.

A estudante Helena Nobre, da Escola Onélia Campelo, achou tudo muito divertido. “Eu vim aqui e participei de um experimento. Tomei um choque (risos), mas foi muito legal”, disse a aluna do 2º ano, que já se inscreveu para a seleção da nova turma do Paespe e pensa em fazer Direito ou Jornalismo, mas ainda não se decidiu.

Para o monitor da Usina Ciência, Abdon Filho, esse momento de integração com os alunos do ensino médio é importante porque traz para esses jovens uma visão prática do que eles veem em sala de aula. “Aqui eles podem comprovar na prática as teorias vistas nas aulas de física, por exemplo. Quando a Usina Ciência mostra um experimento, o aluno fica fascinado porque percebem que o que o professor falou realmente acontece e isso facilita o aprendizado. Eles presenciam na prática. Eu acredito nessa física experimental porque atrai o aluno. Isso é cativante. Estou na licenciatura e minha visão de sala de aula é trabalhar com experimentos, porque o aluno se sente mais atraído quando consegue ver o que acontece de fato”, revelou.

Parceria

Além da Usina Ciência, a equipe do Paespe contou com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que ofereceu o lanche para os estudantes. A Abrasel foi convidada pelo professor Roberaldo e por Geiza Correia para dar uma contribuição para esse momento de integração entre os jovens de escolas públicas e a Universidade.

“A partir desse convite, apresentei a proposta para a diretoria da Abrasel e, numa reunião do Conselho, todos concordaram em contribuir e apoiar a ação do Paespe, porque esses jovens precisam de incentivos para entrar na universidade e o Paespe faz esse trabalho. O Paespe é um programa muito especial. Eu fui estudante de Engenharia Civil na Ufal, me formei em 1995 e já conhecia o Paespe. Quando fomos tocados por esse convite para colaborar com esse dia especial, não hesitamos e todo mudo aceitou colaborar”, disse José Eutímio Brandão Jr., vice-presidente da Abrasel.