Paespe abre 200 vagas para estudantes do ensino médio até 16 de outubro

Participantes têm acesso a aulas de reforço, atendimento de saúde e esporte
Por Jacqueline Freire - jornalista
02/09/2022 10h07 - Atualizado em 02/09/2022 às 11h53

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Pró-Reitoria Estudantil (Proest), abriu processo de seleção de 200 vagas para estudantes do ensino médio procedentes da rede pública de ensino (estadual) para participação no Paespe/2023 ou Paespe Júnior/2023 em Maceió/AL. O Programa dispõe de 120 vagas para o Paespe Júnior e 80 para o pré-vestibular. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sala do Paespe, localizada no Centro de Tecnologia da Ufal (Campus A.C. Simões), até o dia 16 de outubro, de segunda a sexta,  das 8h30 às 17h30. 

As atividades do Paespe Júnior são compostas por reforço escolar com aulas das disciplinas matemática e português. Já o Paespe é um pré-vestibular social com aulas das disciplinas inseridas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O Programa também dá acesso à assistência médica clínica, odontológica e psicológica via ações de extensão e atendimento do hospital escola UDA/Ufal; além de esporte e lazer em atividades de extensão do Instituto de Educação Física (Iefe) da Ufal. 

No ato de inscrição, o candidato precisará apresentar a seguinte documentação: original da carteira de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência; original da declaração escolar atualizada, indicando a série na qual o aluno se encontra no ano 2022; e cartão de vacinação contra covid-19. 

Para participar da seleção, é preciso estar regularmente matriculado na rede pública de ensino (Estadual) e ter entre 14 e 18 anos de idade (completos). Quem for tentar a vaga no Paespe Júnior deve estar cursando a 1ª série do Ensino Médio no ano letivo de 2022 e ter disponibilidade para participar de aulas que ocorrem nas quartas-feiras, no horário oposto ao da escola (manhã ou tarde), e também aos sábados (das 8h às 12h). 

Já os candidatos ao Paespe pré-vestibular, precisam ser alunos da 2ª série do Ensino Médio no ano letivo de 2022 e ter disponibilidade para assistir as aulas noturnas (das 19h às 21h), de segunda a sexta e aos sábados (das 8h às 12h). 

Provas 

Os candidatos às vagas farão a prova no Centro de Tecnologia da Ufal, no dia 5 de novembro de 2022. O exame terá questões de nível de Ensino Fundamental, sendo a avaliação constituída de 25 questões com foco em leitura (interpretação de texto) de problemas de matemática (com conteúdo do 5º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental). A relação dos classificados na 1ª fase será divulgada no dia 16 de novembro na página da Copeve. 

Paespe 

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) é uma atividade de Extensão Universitária, oferecido gratuitamente pela Universidade Federal de Alagoas. O Programa tem como objetivo suprir a carência de ensino dos alunos oriundos da rede pública (Estadual). As atividades do Paespe Ufal são realizadas em modo presencial no Centro de Tecnologia do Campus A. C. Simões localizado no Bairro Cidade Universitária, Maceió/AL. 

Confira o edital completo aqui.