Atividades remotas da Ufal passam a ser realizadas na plataforma Microsoft Teams

Mudança ocorre em virtude das alterações implementadas pela empresa Google
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
10/12/2021 16h29 - Atualizado em 13/12/2021 às 10h20

Aulas on-line, cursos de capacitação, seminários, reuniões e demais atividades remotas da Universidade Federal de Alagoas, a partir de 2022, passarão a ser realizadas por meio do Microsoft Teams, plataforma integrante do pacote Microsoft Office. Estudantes, docentes e técnicos devem ficar atentos, pois, no próximo ano, também haverá alterações no e-mail institucional da Ufal com limite de armazenamento.

As mudanças ocorrem em virtude das alterações implementadas pela empresa Google e atingem universidades de todo o país. Antes, com capacidade e tempo de uso ilimitados, as ferramentas Gmail e Google Meet, utilizadas com fins institucionais, agora terão armazenamento e tempo de duração limitados. “Em 2021, o Google fez mudanças em suas políticas que afetaram grande parte das Ifes [Instituições Federais de Ensino Superior]. Dentre as mudanças de maior impacto, constam as restrições no uso do Google Meet, relativas à duração de chamadas e gravação, a partir de 9 de janeiro de 2022, e a limitação de espaço de armazenamento, antes ilimitada, que vigorará a partir de junho de 2022”, explicou Reinaldo Cabral, diretor-geral do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal.

Apesar das tratativas com a empresa realizadas pela gestão da Universidade, junto com outras instituições de ensino superior, não foi possível continuar com os serviços prestados pela multinacional de tecnologia por causa dos valores cobrados, muito acima da capacidade de pagamento da Ufal, e das restrições de uso impostas por contrato.

“Ao longo de 2021, a Universidade participou de negociações de forma conjunta com outras Ifes para tentar manter os benefícios ou diminuir o custo requerido para uma possível contratação. Embora as negociações tenham evoluído, o custo e os benefícios ofertados ainda não seriam capazes de atender às necessidades da instituição”, justificou o diretor.

Novos recursos

Toda mudança gera estranhamento e requer um período de adaptação. O diretor do NTI afirma que o momento requer paciência de toda comunidade universitária e que será preciso fazer um esforço para se adaptar a este novo cenário, além de aprender a usar os novos recursos.

“O primeiro deles será o uso do Microsoft Teams em substituição ao Google Meet. A Ufal ofertará capacitações sobre a plataforma para que todos os servidores fiquem aptos a utilizá-la para ministrar aulas de forma on-line, fazer reuniões e possibilitar gravações”, informou. Mais informações sobre as oficinas que já começam nesta segunda (13) e os endereços para inscrição estão disponíveis no final do texto.

O segundo passo importante, orienta Cabral, será racionalizar o uso das contas institucionais na plataforma Google. “Todos os usuários [estudantes, docentes e técnicos] terão suas contas Google limitadas a 5 GB, incluindo e-mails, arquivos no Google Drive e demais serviços”, disse.

Segundo o diretor, isso deve ocorrer até o fim de maio de 2022 e esse é o prazo para que os usuários redimensionem suas contas. “Até lá, o NTI notificará os usuários que não atenderem esta restrição. A partir de junho, o Núcleo poderá bloquear ou cancelar em definitivo as contas que ultrapassarem o limite de 5GB, conforme política de armazenamento para o Google Drive”, avisouPara conferir o quanto sua conta institucional está utilizando, basta acessar este link.

A Ufal disponibilizará 50GB de espaço no Microsoft OneDrive para cada usuário institucional como alternativa de armazenamento. “O usuário poderá realocar seus arquivos do Google Drive para este espaço. O OneDrive é uma ferramenta integrante do Office 365, que está disponível a toda a comunidade via office.com. A partir do uso da conta institucional, basta efetuar o cadastro utilizando o e-mail oficial da instituição”, informou.

A política de uso do OneDrive está publicada aqui. Em 2020, o NTI disponibilizou um tutorial de como acessar o office 365. Em caso de dificuldades no acesso ao Office, o usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI por meio do e-mail atendimento@nti.ufal.br e, se possível, incluir imagens que ilustrem o problema identificado.

Benefícios

A coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), Regina Silva, afirma que o custo-benefício, de uma forma geral, foi maior em relação à contratação com a Microsoft. “A Ufal contratou o pacote Office 365, que abrange os aplicativos mais usuais no mercado, como Word, Excel e PowerPoint”, revelou.

Ela ainda lembra que o OneDrive vai substituir o Google Drive e também trará uma boa capacidade de armazenamento para os servidores. “As aulas poderão ser gravadas no Microsoft Teams e há a possibilidade de armazenar materiais de apoio na plataforma”, relatou.

Regina conta que os recursos do Microsoft Teams são similares aos do Meet e ainda mais amplos. “Numa comparação bem superficial, é como se reunisse o Google Classroom [AVA] com o Meet [interface de webconferências], pois a Microsoft Teams permite ministrar e gravar as aulas e compor um repositório de materiais e conteúdos”, acrescentou.

As mudanças no uso institucional dos recursos tecnológicos são para estudantes, docentes e técnicos, mas Regina destaca que serão realizadas oficinas sobre a nova plataforma para os docentes e serão disponibilizados vídeos tutoriais para a comunidade acadêmica.

“Toda mudança gera insatisfação. Muitos vão reclamar diante da necessidade de adaptação à nova plataforma, aos serviços da Microsoft e ao drive do Gmail que será limitado, mas precisamos nos adequar”, afirmou Regina Silva.

Oficinas

Na próxima semana, de 13 a 18 de dezembro, haverá a oferta de cinco turmas da Oficina de Microsoft Teams, pelo Proford. Para essas atividades, haverá o apoio da gestão do NTI e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP) e da Coordenadoria dos Cursos de Graduação (CCG), bem como dos colaboradores voluntários que auxiliarão os docentes neste momento de adaptação e mudança de plataformas.

Este ano, o Proford já ofertou três turmas de capacitação em Microsoft Teams. A partir de fevereiro, haverá novas ofertas de formação voltadas para auxiliar nesse momento, além de outros cursos e oficinas cujas necessidades foram e estão sendo levantadas para o ano 2022.

Novas turmas

Turma 4 – à tarde
Instrutor: Jobson Nascimento (Ctec/Ufal)
Período: de 13 a 18 de dezembro
Webconferências nas datas de 13 e 17 de dezembro (segunda e quinta), das 14h30 às 16h30; parte assíncrona na plataforma. Para se inscrever, acesse aqui.

Turma 5 – à noite
Instrutor: Jobson Nascimento (Ctec/Ufal)
Período: de 13 a 18 de dezembro
Webconferências nas datas de 13 e 17 de dezembro (segunda e quinta), das 18h30 às 20h30; parte assíncrona na plataforma. Para se inscrever, acesse aqui.

Turma 6 – pela manhã
Instrutor: Ítalo Carlo (NTI/Campus Arapiraca)
Período: de 14 a 18 de dezembro
Webconferência em data única, no dia 14 de dezembro, a partir das 9h; parte assíncrona na plataforma. Clique aqui para se inscrever.

Turma 7 – à noite
Instrutor: Willamys Cristiano (IF/CDP - Prograd)
Período: de 15 a 18 de dezembro
Webconferência em data única, em 15 de dezembro, das 19h às 21h; parte assíncrona na plataforma. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Turma 8 – à noite
Instrutor: Willamys Cristiano (IF/CDP - Prograd)
Período: de 16 a 18 de dezembro
Webconferência em data única, em 16 de dezembro, das 19h às 21h; parte assíncrona na plataforma; Para se inscrever clique neste link.