Ufal integra campanha Vire Carranca em Defesa do Velho Chico

No região do Baixo São Francisco, comemoração será na cidade de São Brás-AL
Por Rose Ferreira - jornalista, com Ascom CBH São Francisco
31/05/2023 14h24 - Atualizado em 01/06/2023 às 11h49

Este ano, a campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico chega à 10ª edição, focada nos povos e comunidades tradicionais da bacia do Rio São Francisco, o maior rio inteiramente brasileiro e, por isso, considerado o rio da integração nacional.

“Queremos trazer visibilidade à atual situação dessas comunidades e povos e para a necessidade urgente da revitalização do rio”, ressalta Maciel Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A campanha, que tem como mote a frase Velho Chico: Gentes Tradições, Vidas, tem o apoio de diversas instituições, gestores e organizações em nível nacional. E a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através da Expedição Científica do Baixo São Francisco, mais uma vez apoia a causa.

Neste sábado, 3 de junho, no Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, haverá programações especiais em quatro municípios ao longo da bacia: Felixlândia (MG), Paratinga (BA), Floresta (PE) e São Brás (AL).

Em São Brás, representante dos municípios da região do Baixo São Francisco este ano, as atividades terão início às 9h e vão até as 17h, com apresentações culturais, uma solenidade na Câmara de Vereadores da cidade, visita ao Museu Ambiental Casa do Velho Chico, tendas educativas, corrida de barcos, além de caminhadas ambientais.

A cidade de São Brás é estratégica, tendo em vista o envolvimento da gestão local nas causas ambientais e o desenvolvimento de projetos para revitalização do rio, junto à Ufal, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e ao CBHSF. “A realização da campanha #VireCarranca esse ano em São Brás vem a favorecer os projetos estruturantes e inovadores que estão sendo trabalhados lá, como o Canal de São Brás, que será uma grande área de proteção ambiental capaz de semear, melhorar as condições do rio e permitir que a população são-braense volte a ter acesso a ele”, esclarece Emerson Soares, coordenador-geral da Expedição Científica, do projeto do Canal de São Brás e da Base Aguapé.

Para conferir a programação completa e saber mais informações sobre a campanha, acesse www.virecarranca.com.br.