Registrar Saída/Retorno

Esta operação permite ao usuário registrar a saída e o retorno dos veículos da frota previamente reservados.

Para realizar esta operação, o usuário deverá acessar o SIPAC (http://sipac.sig.ufal.br/sipac/) → Módulos → Transportes → Deslocamento → Registrar Saída/Retorno de Minhas Reservas (Figura 1 e 2)

Figura 1

Figura 2

Feito isso uma tela com as opções para consulta será exibida, nela o usuário deverá informar alguma informação para consultar a requisição, seja ela a placa do veículo, o beneficiário, o tipo de reserva, etc. (Figura 3)

Figura 3

Para Registrar Saída do veículo, utilize o ícone         exibido na tela da figura 3.  A tela a seguir será carregada (figura 4):

Figura 4

Na tela acima, em Dados da Saída, o usuário deverá selecionar, dentre as opções apresentadas no sistemas, a Finalidade do Deslocamento e se desejar, poderá informar Observações. Exemplificaremos com a Finalidade do Deslocamento: Serviço Administrativo. Logo em seguida, informe o nome do Passageiro e clique em Adicionar. O passageiro será adicionando logo abaixo. 

Para finalizar, clique em Cadastrar. O sistema apresentará uma mensagem confirmando o sucesso da operação.

Para realizar a operação de Registro de Retorno do veículo, buscaremos por Reservas Vencidas. Conforme mostrado na figura abaixo (figura 5):

Figura 5

O Registro de Retorno é efetuado através do ícone       .

A tela a seguir será emitida (figura 6) :

Figura 6

Na seção Dados do Retorno, o usuário deverá informar o Hodômetro Final, selecionar a Finalidade do Deslocamento e, se desejar, poderá informar Observação. Já nas seções Motoristas de Veículo e Passageiros que Estavam no Veículo, novos usuários poderão ser adicionados ou aqueles já cadastrados poderão ser removidos clicando no ícone         e confirmando a ação na caixa de diálogo gerada em seguida. Esta operação é semelhante à de inserir Passageiro, mostrada anteriormente.

Utilizaremos como exemplo o Hodômetro Final: 1618; e a Finalidade do Deslocamento: Serviço Administrativo.

Em Trechos Percorridos, o usuário deverá informar se o percurso foi Pago, a Finalidade de Deslocamento, o Destino, a Data de Saída, a Data de Chegada e o Hodômetro Final para cada um dos trechos cadastrados. Os campos de preenchimento com datas poderão ser feitos através do calendário virtual disponibilizado pelo sistema ao clicar no ícone           ou digitando as respectivas datas nos campos específicos.

Clique no ícone     para Adicionar Trecho. Caso deseje remover o percurso, utilize o ícone       

Após a definição dos critérios para cada trecho, clique em Cadastrar para finalizar a operação. Será será exibida uma mensagem de sucesso.