Enviar Solicitações Gravadas e Não Enviadas de Afastamentos

Através desta operação o servidor pode consultar os afastamentos que solicitou, acompanhar o andamento das autorizações dessas solicitações ou realizar alterações, caso ainda não tenha enviado a solicitação ou a mesma tenha sido retornada pela chefia para correções.

Enviar Solicitações Gravadas e Não Enviadas de Afastamentos

Para enviar as solicitações gravadas, acesse o SIGRH → Portal do Servidor → Solicitações → Afastamentos → Enviar Solicitações Gravadas e Não Enviadas de Afastamentos. (Figura 1)

Figura 1
Então, a tela Consultar Ausências será exibida pelo sistema, onde o usuário poderá realizar uma busca por solicitações de afastamentos. Nesta tela, serão exibidas as Solicitações de Afastamento referentes ao ano em exercício, se houver. (Figura 2)
Figura 2

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Para realizar uma consulta por solicitações, o usuário deverá informar pelo menos um dos critérios a seguir:

  • Status do Afastamento: Poderá ser informado em que estado encontra-se a solicitação de afastamento. O usuário deverá selecionar dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Período de Cadastro: Informar o período de cadastro da solicitação. Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Período de Solicitação: O usuário deverá informar o período de afastamento da solicitação. Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Motivo: O usuário poderá realizar a consulta selecionando o motivo do afastamento ou indicando a opção Todos para busca mais abrangente;
  • Descrição do Motivo: Informar a descrição do motivo do afastamento.

Exemplificaremos ao informar o Período de Cadastro 01/01/2018 a 31/12/2018.

Após informar devidamente os dados desejados, clique em Buscar.

Será apresentado o resultado da busca de forma semelhante ao exibido inicialmente no manual, entretanto, será específico de acordo com o critério da busca. Nesta tela, o usuário poderá visualizar, alterar ou enviar uma solicitação. Estas operações serão descritas ao longo deste manual. Se a solicitação estiver enviada para homologação, será possível apenas visualizar a solicitação.

Visualizar a Solicitação

A visualização da solicitação poderá ser realizada ao clicar no ícone . Dessa forma, a tela Dados do Afastamento será exibida com todas as informações detalhadas do processo. (Figura 3)

Figura 3

Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Alterar a Solicitação

A alteração da solicitação de afastamento poderá ser realizada durante a operação. Para isso, clique no ícone  correspondente a que deseja alterar. Logo, a tela Dados do Afastamento será exibida onde o usuário poderá alterar as informações segundo o seu critério. (Figura 4)

 

Figura 4

Nesta tela, o usuário poderá modificar os dados relacionados à solicitação, incluir, visualizar ou remover os Documentos Legais e/ou a Localidade

O usuário poderá alterar a solicitação ou alterá-la e enviá-la simultaneamente.

Após realizar as alterações, clique em Alterar. Então, uma mensagem de sucesso será exibida na tela confirmando o procedimento com os dados gerais do processo. (Figura 5)

Figura 5

Para alterar e enviar uma solicitação, clique em Alterar e Enviar.

Dessa forma, uma mensagem de sucesso será exibida com os dados gerais do processo. Além disso, será possível imprimir o comprovante da solicitação de afastamento do servidor. A tela exibida será semelhante ao processo de enviar a solicitação, como será abordado a seguir.

Enviar Solicitação

O usuário poderá enviar a solicitação para homologação. Para isso, deverá clicar no ícone correspondente a que deseja enviar. Dessa forma, a tela com uma mensagem de sucesso será exibida seguida pelos dados gerais do requerimento. (Figura 6)

Figura 6 

Após realizada a solicitação, a mesma estará sujeita à homologação pela Chefia da Unidade. Uma vez homologado pela chefia, o afastamento será automaticamente publicado no boletim informativo de afastamentos.

Nesta tela, o usuário poderá imprimir um comprovante da solicitação de afastamento. Para isso, deverá clicar em , ou se preferir clique no ícone , localizado na página inicial deste manual. Assim, a tela Comprovante de Solicitação de Afastamento será exibida onde o usuário poderá visualizar as informações do requerimento e imprimir, se desejar. (Figura 7)

Figura 7 

Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar.

Se desejar imprimir o comprovante, clique no ícone .

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .