Consultar Afastamentos

Através desta operação o servidor pode consultar os afastamentos, acompanhar o andamento das autorizações ou realizar alterações. A consulta poderá ser utilizada pelos servidores que possuem alguma solicitação de afastamento cadastrada no sistema. Para realizar essa consulta, será necessário o cadastro prévio de uma solicitação de afastamento.

Consultar Afastamentos

Para utilizar esta funcionalidade, acesse o SIGRH → Portal do Servidor → Solicitações → Afastamentos → Consultar Afastamentos. (Figura 1)

Figura 1

Desta forma, a tela Consultar Ausências será exibida, onde o usuário poderá realizar a busca por solicitações. Neste caso, será exibida a tela com as Solicitações de Afastamento cadastradas no ano em exercício. (Figura 2)

Figura 2

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Para retornar ao menu principal do módulo, clique no link .

O usuário deverá informar pelo menos um dos critérios a seguir para realizar uma consulta por solicitações:

  • Status do Afastamento: Poderá ser informado em que estado encontra-se a solicitação de afastamento. O usuário deverá selecionar dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Período de Cadastro: Informar o período de cadastro da solicitação;
  • Período de Solicitação: O usuário deverá informar o período de afastamento da solicitação;
  • Motivo: O usuário poderá realizar a consulta selecionando o motivo do afastamento ou indicando a opção Todos para busca mais abrangente;
  • Descrição do Motivo: Informar a descrição do motivo do afastamento.

Nos campos Período de Cadastro e Período de Solicitação, o usuário poderá selecionar as respectivas datas no calendário que será exibido ao clicar no ícone .

Exemplificaremos ao informar o Período de Cadastro 01/01/2013 a 31/12/2013.

Após informar devidamente os dados desejados, clique em Buscar.

Será apresentado o resultado da busca de forma semelhante ao exibido inicialmente no manual, entretanto, será específico de acordo com o critério da busca. Nesta tela, o usuário poderá visualizar, alterar, enviar ou excluir uma solicitação, como também, gerar o comprovante das enviadas. Estas operações serão descritas ao longo deste manual. Se a solicitação estiver homologada, será possível apenas visualizá-la.

Visualizar a Solicitação

Para visualizar os dados de uma solicitação de afastamento, clique no ícone . Desta forma, a tela Dados do Afastamento será exibida com todas as informações detalhadas do processo (Figura 3):

Figura 3

Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

O usuário poderá visualizar detalhadamente o arquivo anexado no cadastro da solicitação de afastamento. Irá aparecer uma caixa de diálogo, sendo possível selecionar as seguintes opções Abrir ou realizar o Download do arquivo. 

Alterar a Solicitação

A alteração da solicitação de afastamento poderá ser realizada durante a consulta. Para isso, clique no ícone  correspondente a que deseja alterar. Logo, a tela Dados do Afastamento será exibida onde o usuário poderá alterar as informações segundo o seu critério (Figura 4):

Figura 4 

Nesta tela, o usuário poderá modificar os dados relacionados à solicitação, incluir, visualizar ou remover os Documentos Legais e/ou a Localidade.

Durante a consulta, usuário terá a possibilidade de apenas alterar a solicitação ou alterá-la e enviá-la simultaneamente.

Após realizar as alterações desejadas, clique em Alterar. Então, uma mensagem de sucesso será exibida na tela confirmando o procedimento com os dados gerais do processo, conforme a imagem a seguir (Figura 5):

Figura 5

Para alterar e enviar uma solicitação, clique em Alterar e Enviar. Assim, uma mensagem de sucesso será exibida com os dados gerais do processo. Além disso, será possível imprimir o comprovante da solicitação de afastamento do servidor. A tela exibida será semelhante ao processo de enviar a solicitação, como será descrito a seguir.

Enviar Solicitação

O usuário poderá enviar a solicitação para homologação ao clicar no ícone . Desta forma, a tela com uma mensagem de sucesso será exibida seguida pelos dados gerais do requerimento. (Figura 6)

Figura 6

A visualização dos Documentos Anexados poderá ser realizada ao clicar no ícone  presente nesta tela. Uma caixa de diálogo será exibida, esta operação será semelhante a apresentada no início deste manual. Escolha uma das opções e confirme a caixa de diálogo. Dessa forma, o usuário visualizará o documento na tela.

Nesta tela, o usuário poderá imprimir um comprovante da solicitação de afastamento. Para isso, deverá clicar em , ou se preferir clique no ícone , localizado na página inicial deste manual. Assim, a tela Comprovante de Solicitação de Afastamento será exibida onde o usuário poderá visualizar as informações do requerimento e imprimir, se desejar. (Figura 7)

Figura 7

Se desejar imprimir o relatório, clique no ícone .

Clique em Voltar para retornar à página anterior.

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .

Retornando à tela inicial Consultar Ausências, o usuário poderá remover uma solicitação que ainda estiver pendente de autorização ao clicar no ícone . A seguinte caixa de diálogo será exibida (Figura 8):

Figura 8

Clique em OK se quiser prosseguir com a operação. Após a confirmação, uma mensagem de sucesso será exibida no topo da tela de Consultar Ausências (Figura 9):

Figura 9