Cadastrar Ausência

Essa operação permite que o servidor cadastre uma ausência para realizar atividades externas de interesse ou relacionadas à Instituição. O cadastro poderá ser realizada pelos próprios servidores, ou pela chefia da unidade em nome dos servidores. Para concluir o cadastro, será necessário que o usuário envie o cadastro para a homologação, que deverá ser realizada por um Chefe ou vice da Unidade. O servidor não poderá cadastrar afastamentos para períodos onde a frequência dos servidores já foi homologada.

Para utilizar esta funcionalidade, acesse o SIGRH → Portal do Servidor → Chefia de Unidade → Frequência → Ausências → Cadastrar Ausência. (Figura 1)

Figura 1

A seguinte tela será fornecida contendo a listagem de Ocorrências do servidor. (Figura 2)

Figura 2

O usuário deverá clicar no ícone , para realizar a seleção da ocorrência desejada. A página a seguir será apresentada pelo sistema, possibilitando que o usuário informe os Dados do Afastamento. (Figura 3)

Figura 3

 Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.

Nesta tela, alguns dados serão informados automaticamente pelo sistema, como OrigemNome CompletoMatrícula SIAPECargo e Afastamento da solicitação. Entretanto, haverão outras informações que deverão ser incluídas pelo usuário, como:

  • Data de Início: Informar a data de início do afastamento, digitando a data desejada ou selecionando-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Data de Término: Informar a data de término do afastamento, digitando a data desejada ou selecionando-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Este afastamento será de alguma atividade de capacitação do servidor?: O usuário deverá informar se durante o afastamento serão realizadas atividades de capacitação. Neste item, será possível optar por selecionar entre Sim ou Não;
  • Homologa: Opte por selecionar entre SimNão ou Pendente;
  • Justificativa: Descreva a motivação do afastamento do servidor;
  • Motivo do Afastamento: Será necessário informar qual será o motivo do afastamento. O usuário poderá informar este item selecionando dentre as opções presentes na lista relacionada a este campo;
  • Detalhar Motivo (informe detalhadamente as atividades relacionadas ao motivo do afastamento): O motivo do afastamento deverá ser descrito detalhadamente pelo usuário;
  • Observação: O usuário poderá acrescentar algumas observações sobre o afastamento, se desejar;
  • Tipo de Financiamento: Será necessário informar qual será o financiamento adotado no afastamento. O usuário poderá informar este item selecionando dentre as opções presentes na lista disponibilizada pelo sistema;
  • Localidade: Informe a localidade que o servidor se destinará nos dias do afastamento. Ao digitar as letras iniciais, o sistema fornecerá uma listagem com possíveis opções para o preenchimento;
  • Tipo: Informe o tipo de documento que será anexado optando por selecionar dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Data: Digite a data desejada ou selecione-a no calendário exibido ao clicar em ;
  • Número: Forneça a numeração do documento;
  • Arquivo: Anexe o arquivo desejado clicando em Selecionar arquivo;
  • Observações: Se achar pertinente, informe observações sobre o documento comprobatório do afastamento.

Exemplificamos com os seguintes dados:

  • Data de Início07/01/2019;
  • Data de Término11/01/2019;
  • Este afastamento será de alguma atividade de capacitação do servidor?Sim;
  • HomologaNão;
  • JustificativaAfastamento para congresso;
  • Motivo do AfastamentoViagem a serviço, no país;
  • Detalhar Motivo (informe detalhadamente as atividades relacionadas ao motivo do afastamento):Participação em congresso de treinamento e aperfeiçoamento das atividades administrativas desempenhadas no ambiente de trabalho;
  • Tipo de FinanciamentoSem passagem/diária;
  • Localidade: Maceió/AL;
  • TipoATA;
  • Data: 18/12/2018;

Após informar devidamente os campos, o usuário poderá inserir a localidade desejada, para isso clique em Inserir Localidade. Em seguida a mensagem de sucesso será fornecida e a localidade inserida constará na lista de Localidades Informadas, conforme a imagem abaixo.

Será necessário informar pelo menos uma localidade na solicitação de afastamento. No campo Localidade, informe qual será o destino do servidor durante o afastamento da Instituição.

Exemplificaremos ao informar a Localidade MACEIÓ/AL.

Clicando em Inserir Localidade, o cadastro do local será efetuado no sistema. A mensagem de sucesso será exibida na tela confirmando essa operação. (Figura 4)

Figura 4

O usuário poderá remover a Localidade, se desejar. Para isso, deverá clicar no ícone . Então, uma caixa de diálogo será exibida solicitando a confirmação da ação. (Figura 5)

Figura 5

Para removê-la do cadastro, clique em OK e a mensagem de sucesso a seguir será exibida. (Figura 6)

Figura 6

Além de informar a Localidade, o usuário deverá cadastrar o Documento Legal referente ao afastamento. Será necessário informar alguns dados como o Tipo, onde o usuário deverá selecionar qual será o tipo de documento dentre as opções disponíveis no sistema, e a Data referente ao documento. Ao informar a Data, o usuário poderá utilizar o calendário virtual clicando no ícone .

Se desejar, o usuário poderá fornecer um ou mais dados da solicitação como o Número, o Arquivo e as Observações.

Exemplificaremos ao informar o Tipo ATA e a Data 21/11/2018.

Caso o usuário deseje anexar um arquivo, deverá clicar em Selecionar Arquivo. Assim, uma janela será exibida para a busca do arquivo no computador. Escolha o arquivo desejado e clique em Anexar Documento. (Figura 7)

Figura 7

Uma mensagem de sucesso será exibida na tela incluindo os dados da solicitação informados. (Figura 8)

Figura 8

O usuário poderá excluir um documento que foi anexado à solicitação ao clicar no ícone . Então, uma caixa de diálogo será exibida solicitando a confirmação da remoção.

Clique em OK para confirmar a remoção do anexo e a mensagem de sucesso a seguir será exibida. (Figura 9)

Figura 9

Para finalizar a operação de cadastramento da ausência, clique em Cadastrar. A seguinte página será apresentada juntamente com a mensagem de sucesso da ação. (Figura 10)

Figura 10

Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .