Cadastrar / Atualizar Currículo

Esta funcionalidade permite efetivar o cadastro de um instrutor que já atua como servidor da instituição. Nesta operação o usuário poderá cadastrar a Formação Acadêmica, os Cursos Realizados, as Experiências Profissionais e as Habilidades do instrutor desejado.

  • Cadastrar/Atualizar Currículo 

    Para realizar esta operação, acesse o SIGRH → Módulos → Portal do Servidor → Capacitação → Banco de Talentos → Cadastrar/Atualizar Currículo.
    O sistema exibirá uma tela com os dados do Currículo Para Instrutoria (Capacitação). A página a seguir será exibida (Figura 1). 

    Figura 1


    Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente
    Para retornar para a página inicial do módulo, clique em  
    As operações disponibilizadas na tela acima, serão descritas nos tópicos a seguir.

     

    Alterar Dados Pessoais 

    Realize a alteração dos dados pessoais do instrutor clicando em   . A seguinte página será apresentada pelo sistema (Figura 2).


    Figura 2


    Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar.
    Clique em Alterar Outros Dados Pessoais para prosseguir com a operação. A página seguinte será fornecida (Figura 3).

     

    Figura 3


    Clique em Atualizar para prosseguir com a operação.  A mensagem de sucesso será exibida conforme a imagem a seguir (Figura 4).

     Figura 4

    Formação Acadêmica 

    Para realizar a adição de uma formação acadêmica, o usuário deverá clicar na aba     . A tela será apresentada da seguinte forma (Figura 5).

     

    Figura 5

    As operações de visualização, alteração e remoção presentes na tela acima, são equivalentes as operações dos ícones apresentados na página Currículo Para Instrutoria (Capacitação). Serão fornecidos ao usuário os seguintes campos para preenchimento:

     Formação: Selecione a formação desejada dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;

     Grau Acadêmico: Informe o grau acadêmico adquirido através da formação informada no campo anterior;

     Data de Início: Insira a data de início da formação;

     Data de Término: Insira a data de término da formação;

     Título do Trabalho: Informe o título do trabalho que realizou para adquirir o grau acadêmico informado;

     Entidade/Instituição: Forneça o nome da instituição em que foi realizada a formação informada;

     País: Informe o país onde foi realizado a formação acadêmica do instrutor;

     Área de Conhecimento: Forneça a área de conhecimento referente a formação acadêmica;

     Orientador: Informe o nome completo do orientador do trabalho;

     Palavras-Chave 1: Se desejar informe as palavras-chave 1 do trabalho;

     Palavras-Chave 2: Se desejar informe as palavras-chave 2 do trabalho;

     Palavras-Chave 3: Se desejar informe as palavras-chave 3 do trabalho;

     Informações Complementares: Caso haja, forneça as informações complementares;

     Certificado: Se desejar inserir o certificado da formação acadêmica, clique em Selecionar arquivo para realizar o download.

    Nos campos Data de Início e Data de Término, os usuários poderão digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar em .


    Após o preenchimento das informações obrigatórias, se desejar cadastrar os dados para a capacitação profissional, clique em Cadastrar.
    Em seguida o sistema exibirá a mensagem de sucesso da operação (Figura 6):


    Figura 6


    Retornando para a tela que permite visualizar os Dados da Formação, o usuário poderá visualizar detalhes dos Dados da Formação Acadêmica, para isso clique no ícone   . A seguinte tela será gerada pelo sistema (Figura 7).

     

    Figura 7


    Para finalizar a exibição da tela acima, clique em Fechar.
    Ainda na tela inicial deste tópico, o usuário poderá modificar os Dados da Formação, para isso clique no ícone   . A página será configurada da seguinte forma (Figura 8).

     

    Figura 8


    Realize a modificação das informações que achar necessária. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados da formação acadêmica. Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema (Figura 9).

    Figura 9

     
    Clique no ícone   , caso queira realizar a remoção de dados da formação acadêmica. A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação (Figura 10).

    Figura 10

    Clique em OK para confirmar a remoção da formação. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir (Figura 11).

    Figura 11

     

    Cursos Realizados 

    Para realizar a adição de algum curso realizado, o usuário deverá clicar na aba     A tela será apresentada da seguinte forma (Figura 12).

     

    Figura 12

    As operações de visualização, alteração e remoção presentes na tela acima, são equivalentes as operações dos ícones apresentados na página Currículo Para Instrutoria (Capacitação). Para realizar o cadastro de cursos realizados, o usuário poderá informar os seguintes campos:

     Tipo de Curso: Selecione o tipo de curso dentre as opções listadas pelo sistema;

     Área de Conhecimento: Informe a área de conhecimento do curso selecionando dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;

     Curso: Informe o nome do curso realizado;

     Instituição: Forneça o nome da instituição de ensino em que foi realizado o curso;

     Ano de Conclusão: Informe o ano de conclusão do curso;

     Em Andamento: Opte por selecionar entre Sim ou Não. Caso o ano de conclusão seja anterior ao atual, este campo ficará indisponível para seleção;

     Carga Horária: Informe a carga horária do curso realizado;

     País: Selecione o país em que foi realizado o curso dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;

     Certificado: Se desejar, anexe o certificado do curso clicando em Selecionar arquivo.


    Após informar devidamente os campos, clique em Cadastrar. A mensagem de sucesso será gerada conforme a imagem a seguir (Figura 13).

     

    Figura 13


    Caso queira, o usuário poderá realizar a visualização de alguma capacitação profissional já cadastrada no sistema, para isso clique no ícone   . A tela seguinte será fornecida pelo sistema (Figura 14).

     

    Figura 14


    Retornando para a tela que permite a visualização dos Dados da Capacitação Profissional, o usuário poderá modificar os Dados da Capacitação Profissional, para isso clique no ícone   . A página será configurada da seguinte forma (Figura 15).

     

    Figura 15


    Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema (Figura 16).

    Figura 16

     
    Clique no ícone   , caso queira realizar a remoção de dados da capacitação realizada.  A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação (Figura 17).

    Figura 17

    Clique em OK para confirmar a remoção do curso. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir (Figura 18).

    Figura 18

     

    Publicações

     Para realizar a adição de algum curso realizado, o usuário deverá clicar na aba  A tela será apresentada da seguinte forma (Figura 19):


    Figura 19

    Após informar devidamente os campos, clique em Cadastrar, para dar prosseguimento com a operação. A mensagem de sucesso será gerada conforme a imagem a seguir (Figura 20).


    Figura 20


    A seguinte tela será fornecida (Figura 21):

    Figura 21


    Caso queira, o usuário poderá realizar alteração da publicação , para isso clique  , realiza a modificações das informações que julgar necessárias. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados de cursos realizados. Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema (Figura 22). 

    Figura 22

    Para remover publicação clique  A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação (Figura 23).

    Figura 23

    Experiências Profissionais

    Para realizar a adição de uma experiência profissional, o usuário deverá clicar na aba  . A tela será apresentada da seguinte forma (Figura 24):


    Figura 24

    Para realizar o cadastro de experiências profissionais obtidas, o usuário poderá informar os seguintes campos:

     Função: Informe a função exercida pelo instrutor;

     Instituição: Informe a instituição em que o instrutor realizou a função;

     Mês de Início: Selecione o mês de início da experiência dentre a opções listadas pelo sistema;

     Ano de Início: Informe o ano de início que o instrutor exerceu a função;

     Mês de Término: Selecione o mês de término da experiência dentre as opções listadas pelo sistema;

     Ano de Término: Informe o ano de término que o instrutor exerceu a função; • Carga Horária: Forneça a carga horário exercida pelo instrutor na função descrita;

     Experiência como instrutor: Selecione esta opção caso o usuário já possua experiência como instrutor;

     Em exercício: Selecione esta opção caso o usuário esteja exercendo a função de instrutor na experiência informada;

     Principais Atividades Desenvolvidas: Informe as principais atividades desenvolvidas na experiência descrita. 

    Após informar devidamente os campos, clique em Cadastrar, a mensagem de sucesso será gerada conforme a imagem a seguir (Figura 25):

     


    Figura 25


    Caso queira, o usuário poderá realizar a visualização de alguma experiência profissional já cadastrada no sistema, para isso clique no ícone   . A tela seguinte será fornecida pelo sistema (Figura 26):


    Figura 26


    Retornando para a tela que permite a visualização dos Dados da Experiência Profissional, o usuário poderá modificar os Dados da Experiência Profissional, para isso clique no ícone  . A página será configurada da seguinte forma (Figura 27).

     

    Figura 27


    Realize a modificação das informações que achar necessária. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados das experiências profissionais. Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema (Figura 28).

     

    Figura 28

    Clique no ícone   , caso queira realizar a remoção de dados da experiência realizada. A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação (Figura 29).

    Figura 29

    Clique em OK para confirmar a remoção da experiência. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir (Figura 30).

    Figura 30

    Habilidades 

    Para realizar a adição de habilidades, o usuário deverá clicar na aba   . A tela será apresentada da seguinte forma (Figura 31):

     

    Figura 31

    Na tela acima o usuário poderá selecionar as habilidades desejadas. Após selecionar as habilidades desejadas, clique em Cadastrar, para dar prosseguimento com a operação. A mensagem de sucesso será exibida conforme a imagem a seguir (Figura 32).

    Figura 32

    O usuário poderá realizar a remoção das habilidades cadastradas, para isso, clique no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação (Figura 33):

    Figura 33

    Clique em OK, para confirmar a remoção da habilidade. A mensagem de sucesso da ação será apresentada conforme a imagem a seguir. (Figura 34

    Figura 34

    Se desejar, o usuário poderá realizar o cadastro de outras habilidades, a seguinte página será fornecida pelo sistema (Figura 35):

    Figura 35

     

    Para realizar o cadastro de outras habilidades, o usuário poderá informar os seguintes campos:

     Tipo de Habilidade: Selecione o tipo de habilidade dentre as opções listadas pelo sistema;

     Habilidade: Informe a habilidade que deseja cadastrar;

     Autoformação: Selecione esta opção caso a habilidade informada seja de autoformação;

     Descrição da Habilidade: Informe a descrição da habilidade a ser cadastrada.

     

    Figura 36

    Após informar os dados desejados, clique em Cadastrar. A mensagem de sucesso da ação será apresentada conforme a imagem a seguir (Figura 37).

     

    Figura 37

    O usuário poderá modificar os Dados das Habilidades do Instrutor, para isso clique no ícone .

    Realize a modificação das informações que julgar necessárias. Os campos disponibilizados serão os mesmos já descritos na operação de cadastro dos dados de outras habilidades.

    Para confirmar a modificação dos dados desejados, clique em Alterar. A mensagem de sucesso da ação será exibida pelo sistema.(Figura 38)

  • Figura 38

Clique no ícone , caso queira realizar a remoção de dados de outra habilidade realizada. A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação. (Figura 39)

Figura 39

Clique em OK para confirmar a remoção da habilidade. A mensagem de sucesso da ação será fornecida conforme a imagem a seguir. (Figura 40)

Figura 40

Cadastrar Currículo

Após o preenchimento das informações do Currículo Para Instrutoria (Capacitação), para finalizar a operação, o usuário deverá assinalar o termo de responsabilidade e informar a Senha para a confirmação, em seguida clique em Cadastrar Currículo. A seguinte página será gerada pelo sistema (Figura 41):

 

Figura 41


Se desejar imprimir o relatório, clique no ícone   Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .