Perguntas Frequentes

Lato Sensu

  • Qual é o departamento responsável por dar a permissão para secretário de um curso Lato Sensu?
    • O próprio coordenador do curso Lato Sensu no momento de submeter a proposta que designa quem será o secretário, através do portal Coordenador Lato Sensu → Curso → Identificar Secretário.

  • Tento matricular aluno(s) em uma turma e o sistema informa que ele já se encontra matriculado, o que está acontecendo?

    • Provavelmente existe alguma outra turma que foi excluída com alunos já matriculados. A solução é excluir também as matrículas dos alunos nessa turma um a um. Esta operação está disponível ao coordenador no menu do portal da coordenação (Matrículas → Alterar status de matrículas).

  • Está faltando um professor (ou disciplina) no meu curso e ele já está em andamento, como faço pra incluir essa informação?

    • Toda informação que consta na proposta não pode ser alterada sem a aprovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação(PROPEP). O procedimento para efetuar a alteração é entrar em contato PROPEP responsável para que ela altere o status da proposta para 'Incompleta' e assim o usuário que efetuou o cadastro possa, seguindo o mesmo caminho utilizado na submissão (Portal do Docente → Ensino → Projatos → Proposta de Curso Lato Sensu → Minhas Propostas), fazer as modificações necessárias e submete-la novamente a proposta. É bom lembrar que após isso ele deve entrar em contato novamente com a PROPEP para que o status da proposta seja alterado novamente para 'Aceita' e ele possa utilizar o Portal da Coordenação Lato Sensu novamente.

  • Como excluir um aluno da especialização cadastrado indevidamente?

    • Apenas a PROPEP tem a permissão de excluir alunos.

  • Como faço para aumentar a capacidade de uma turma de entrada do curso de especialização?

    • Para aumentar a capacidade deverá ir em Portal Coord. Lato Sensu → Curso → Cadastrar Turma de entrada, e lá existe a opção de alterar. Porém, o número de vagas da turma de entrada não pode ultrapassar a quantidade de vagas oferecidas pelo curso. Neste caso, é preciso entrar em contato com a PROPEP para que alterem o corpo do projeto.

  • Estou cadastrando o TCC de um aluno, mas o seu orientador externo não está aparecendo no campo auto-completar, o que está ocorrendo?

    • Isso está ocorrendo pelo fato de que o prazo de validade do orientador expirou (SIGAA → Lato Sensu → Administração → Docentes externos → Consultar docentes externos) ou o mesmo não esteja cadastrado na proposta do curso (SIGAA → Lato Sensu → Curso → Gerenciar Proposta de curso), em ambos os casos entrar em contato com PROPEP para que seja realizada a alteração.

  • Sou aluna de especialização (Lato Sensu) e quero me inscrever para ser fiscal no vestibular. Como devo proceder?

    • Para que a unidade apareça no campo unidade responsável, é necessário que ela esteja configurada como acadêmica no SIGAADMIN.

  • Sou coordenador de um curso lato sensu, porém este não aparece mais no portal do coordenador, o que está ocorrendo?

    • Provavelmente o curso não está aparecendo pois o período de realização da proposta do curso já acabou. Para resolver isso é necessário o contato com a PROPEP, a fim de renovar ou prorrogar o período da proposta do curso.

  • Abri algumas turmas de pós graduação (lato sensu), porém elas não aparecem no portal lato sensu, o que está ocorrendo?

    • Para que as turmas apareçam é necessário que elas estejam vinculados ao curso do portal e o período de aulas das turmas esteja dentro do período de aulas do curso.