Colégio de Aplicação Telma Vitória celebra o Dia Mundial da Infância

Momento contará com palestra sobre o Desenvolvimento Infantil na próxima quinta-feira (21)

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em

O Colégio de Aplicação Professora Telma Vitória (CAPTV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) prepara momento especial para celebrar o Dia Mundial da Infância, comemorado nesta quinta-feira, 21 de março, com palestra com o tema Desenvolvimento Infantil, a ser ministrada pela docente Ana Carolina Vieira, vice-coordenadora da Escola de Enfermagem (Eenf). O momento será às 14h, no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

De acordo com a direção do CAPTV, o evento será aberto ao público, ou seja, é voltado às famílias, aos professores, aos estudantes e a todos aqueles que se interessarem pelo tema. “Na oportunidade, a nossa palestrante vai conversar sobre o desenvolvimento infantil e a integração entre saúde e educação infantil no desenvolvimento da criança. Vai ser um momento muito especial e é importante a participação de todas as famílias que compõem o CAPTV”, convida a diretora do colégio, Surama da Silva.

Diariamente, o CAPTV compartilha com o público momentos descontraídos dos pequenos estudantes, tais como a rotina deles no colégio e algumas atividades que realizam no dia a dia. Na última sexta-feira (15), por exemplo, eles participaram de um passeio por alguns locais do Campus A.C. Simões, em Maceió para perceberem a importância de estarem ao ar livre em contato com atividades sensoriais, por exemplo.

“Foi pura diversão! A natureza é crucial para a vida humana e contribui positivamente para o desenvolvimento infantil, cria memórias afetivas, diminui a ansiedade, revigora a energia mental, propõe conhecimento. Com isso, a criança valoriza ainda mais a natureza, tem o sistema imunológico fortalecido e trabalha a imaginação e criatividade”, explicam as professoras Aline Aderne e Grenia Fagundes, do CAPTV.

Clique aqui e acompanhe o CAPTV no Instagram.

Sobre o CAPTV

Antigo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a então Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitoria da Ufal tornou-se Colégio de Aplicação (CAP) em setembro de 2022 por meio da Portaria nº 694 do Ministério da Educação (MEC) que, dentre outros pontos, atribui que o local seja o espaço preferencial para a prática da formação de professor realizada pela Universidade, articulada com a participação institucional no Programa de Incentivo à Docência (Pibid) e/ou outros programas de apoio à formação de docentes.

Além disso, os colégios de aplicação vinculados a universidades federais são espaços educacionais voltados para a educação básica e visam ser um espaço de construção de saberes, práticas, didáticas e formas de gestão educacional inovadoras e que respeitem as crianças e seus processos, objetivando uma formação integral, atendendo crianças e suas famílias.

Os locais têm ainda como missão trabalhar na formação inicial, continuada e em serviço de professores e professoras, recebendo estagiários de diversas licenciaturas, bem como de outras áreas que atuam nos espaços educacionais, a exemplo de psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Na rotina dos colégios de aplicação, ações de ensino, pesquisa e extensão devem estar articuladas.

Leia mais sobre a mudança aqui.