Equipe escolar e famílias elegem nova direção para Colégio de Aplicação da Ufal

Aline Aderne, Surama da Silva e Elaine Cristina Delfino são as gestoras eleitas e cumprirão mandato de 2023 a 2025
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
12/12/2022 11h40 - Atualizado em 12/12/2022 às 14h59

A partir de 1º de fevereiro de 2023, o Colégio de Aplicação (CAP) Telma Vitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) terá uma nova direção. Em eleição realizada junto à comunidade escolar e às famílias, no último dia 29 de novembro, foram eleitas as professoras Aline da Silva Ferreira Aderne para o cargo de diretora, Surama Angélica da Silva para vice-diretora e Elaine Cristina Delfino Santos para a coordenação pedagógica. A chapa eleita cumprirá o mandato de dois anos (2023-2025).

A eleição foi realizada no sentido de assegurar a escolha de representantes para a instituição de forma democrática e no sentido de atender ao que está posto no regimento construído de forma coletiva pela equipe da unidade e que está em processo de aprovação.

Pela primeira vez, as famílias das crianças puderam votar para eleger os gestores, pois, até então, o processo acontecia internamente, envolvendo apenas a equipe. “Consideramos o processo eleitoral um sucesso, pois tivemos 57 votantes ao todo, sendo 54 favoráveis”, comemoram as gestoras eleitas.

A nova direção já é conhecida das crianças e também das famílias. Aline Aderne já foi coordenadora pedagógica e vice-diretora. Atualmente, é docente do maternal e compõe o Comitê Gestor da instituição. Surama da Silva também é professora do maternal, exerce a coordenação de Estágio, Pesquisa e Extensão no CAP e já foi coordenadora. Elaine Delfino dos Santos é professora de Educação Infantil há mais de 20 anos e já assumiu os cargos de direção e vice.

De Unidade a Colégio de Aplicação

As gestoras eleitas assumirão as atividades em um processo importante de adaptação, devido ao fato de a Unidade de Educação Infantil ter se tornado CAP. Com a mudança, houve um alargamento das possibilidades de atuação, e também das responsabilidades e da busca por melhorias. Entre os principais desafios para o biênio, elas citam “a luta por códigos de vagas para mais profissionais para a instituição, a construção de um novo prédio e a ampliação do atendimento às crianças, contemplando toda a Educação Infantil de 0 a 5 anos e anos iniciais do Ensino Fundamental”. E garantem: “Vamos continuar lutando para garantir os direitos das crianças na busca por uma educação infantil de qualidade”.

Elas ainda reconhecem a importância de dar continuidade ao trabalho construído pelo professor Cleriston Izidro dos Anjos, atual diretor do CAP Telma Vitoria. “Ele é uma referência na área da educação infantil e não mediu esforços pela instituição, apesar de estar na direção há menos de um ano”, afirmam. Dentre as principais marcas da gestão de Cleriston, e que as gestoras acreditam que precisam dar continuidade, estão o diálogo com as famílias a partir das muitas reuniões de pais ocorridas, os momentos de escuta e diálogo com trabalhadores e trabalhadoras que envolvem a equipe (cozinha, limpeza, secretaria, auxiliares e docentes), o diálogo com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, o investimento na formação continuada e em serviço de todos e todas da unidade e a luta por recursos humanos e materiais para melhoria da qualidade do atendimento.

“Atualmente, também por meio do incentivo do professor Cleriston, temos projeto de pesquisa em submissão no Comitê de Ética, além dos projetos de extensão que já aconteciam”, destacam. Elas afirmam que buscarão “manter e fortalecer as parcerias com os cursos e estágios da Ufal” assim como foi feito pelo atual gestor. Vão seguir com “a avaliação do clima organizacional da unidade e de uma cultura organizacional que possibilitem atender a comunidade com maior qualidade, ações que também fazem parte dos desafios iniciados pelo professor Cleriston com o comitê gestor”, enumeram. E acrescentam: “Agradecemos a ele por esse tempo de gestão, pois sabemos que não foi fácil, uma vez que assumiu a gestão da unidade e ainda continuou atuando em todas as suas atividades de ensino na graduação e na pós, na pesquisa e na extensão”.

Ao se dirigir à comunidade do CAP Telma Vitoria e do Cedu, o sentimento das gestoras também é de gratidão a cada integrante da equipe e às famílias que compõem a instituição. “Agradecemos pela confiança em nosso trabalho e pela parceria diária, mas reforçamos que nossa luta está apenas começando. Por isso, contamos com a colaboração de todos e todas para construir um Colégio de Aplicação cada vez mais participativo e unido, na certeza de que juntos somos mais fortes!”, afirmam.

Processos anteriores

A Unidade de Educação Infantil da Ufal tem 38 anos de criação e surgiu, inicialmente, como espaço de atendimento às crianças filhas de trabalhadores da Universidade. Depois, já foi vinculada à gestão central e às pró-reitorias, como a Estudantil e a de Gestão de Pessoas e, por fim, passou a ser vinculada ao Cedu.

Ao longo desses anos,  o processo de escolha da gestão ocorreu de diversas formas, o que também possui relação com os momentos históricos da unidade. Nesse percurso, a escolha já ocorreu a partir de indicações e, com a vinculação ao Cedu, as indicações passaram a ser discutidas e votadas em plenárias com a participação de discentes, docentes e técnicos. A primeira eleição aconteceu em 2015, após o ingresso das professoras as educação básica, técnica e tecnológica (EBTTs) na unidade, a partir de uma mobilização no sentido de realizar una escolha de forma democrática.

A eleição para os cargos de direção e coordenação do dia 29 de novembro foi realizada após a unidade ter se tornado Colégio de Aplicação por meio da Portaria nº 694 do Ministério da Educação (MEC).

Para saber mais, acesse https://ufal.br/ufal/noticias/2022/11/unidade-de-educacao-infantil-da-ufal-se-torna-colegio-de-aplicacao-telma-vitoria