Ufal promove cerimônia para entregar diplomas estrangeiros reconhecidos

Documentos são os primeiros a passar pelo processo de reconhecimento após adesão à plataforma Carolina Bori
Por Izadora Garcia - Relações Públicas
18/05/2023 16h11 - Atualizado em 18/05/2023 às 21h00

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou na última sexta-feira (12), uma cerimônia para entregar diplomas de pós-graduação stricto sensu, emitidos por instituições estrangeiras, que passaram pelo processo de reconhecimento.

No total, sete diplomadas receberam os documentos, que passaram a ter validade no território nacional.

Na ocasião, estiveram presentes o reitorJosealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa Iraildes Assunção, e Neide Nobre, da Coordenação de Pós-Graduação (CPG) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Sete diplomas da área da educação foram entregues, sendo seis de servidoras da própria Ufal. O grupo foi o primeiro a ter seus documentos reconhecidos após a adesão da Universidade à plataforma Carolina Bori, sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação para gestão e controle dos processos de revalidação e reconhecimento para pós-graduação de diplomas estrangeiros no Brasil.

Segundo Walter Matias, coordenador de pós-graduação (CPG), a adesão à plataforma Carolina Bori exigiu muita dedicação dos servidores da Propep, principalmente para dar andamento aos processos anteriores, em avaliação desde 2019. Após essa transição, foram iniciados os procedimentos para a recepção de solicitações pela plataforma, o que teve início efetivo em novembro de 2022.

Luciana Santos, uma das diplomadas, disse que a experiência com a plataforma Carolina Bori foi positiva. É a segunda vez que a servidora da educação de Brasília e da cidade de Valparaíso, em Goiás, tem um diploma reconhecido pela Ufal. Em 2018, ela passou pelo processo de validação do seu mestrado. “É uma plataforma que foi implantada pelo Ministério da Educação para facilitar. Uma dessas facilidades é de só precisar realizar o deslocamento nesse momento, para receber o diploma reconhecido. Agradeço muito à equipe da Propep e à Ufal por essa oportunidade", afirmou Luciana.

“A adoção dessa plataforma, apesar de algumas dificuldades, é muito favorável para que as universidades brasileiras possam entrar no sistema internacional, como acontece em outros países europeus e asiáticos, por exemplo. Isso é importante porque a educação tem sido cada vez mais global”, explicou o reitor.

Plataforma agilizou processo

Para solicitar o reconhecimento ou validação de diplomas emitidos por instituições estrangeiras, os requerentes devem acessar o portal Carolina BoriNele é possível encontrar informações sobre a legislação vigente, as novas regras e informações sobre revalidação de diplomas em outros países. “Eu diria que o primeiro passo seria ler a Portaria Normativa nº22/2016 do MEC para compreender as normas e como funciona a tramitação do reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu”, explicou Neide Nobre, da CPG.

Atualmente, 92 requisições de reconhecimento estão em processo de análise pelo setor. Conforme a previsão legal, o prazo máximo para a consolidação é de 180 dias.

Anteriormente, o processo era mais burocrático. Era necessário passar pelo Conselho Universitário (Consuni), isso levava muito tempo. Conseguimos reduzir consideravelmente o tempo de reconhecimento. Enquanto o processo desse grupo levou seis meses, temos relatos de servidores que levaram três anos para concluir todos os trâmites. Então é um ganho para todos”, avaliou Iraildes Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal.

Incentivo à qualificação

Seis servidoras da Ufal tiveram seus diplomas reconhecidos na ocasião. “É um privilégio muito grande participar desse momento, pois valorizamos muito a qualificação do nosso quadro de servidores. E vamos fazendo isso em diversas frentes, seja atuando aqui no processo de reconhecimento para quem faz sua pós-graduação fora, seja fiscalizando os editais para que os programas de pós-graduação estabeleçam as cotas, já regulamentadas, para servidores. Quanto mais qualificados, melhores os serviços prestados à população alagoana”, avaliou o reitor.

“Eu aproveito a oportunidade para agradecer à Propep, em especial à figura do professor Walter, pelo olhar sensível à educação e a nossa qualificação. A Universidade Federal de Alagoas teve o maior número de vagas para reconhecimento disponibilizadas, foram 270, um recorde”, avaliou Josenilda Cavalcante, servidora do quadro administrativo, lotada nos cursos de Relações Públicas e Jornalismo.

Link para consulta.