Auxílio-creche da Ufal promove permanência de estudantes com filhos

Conheça também outras ações da Pró-reitoria Estudantil para alunos em vulnerabilidade
Por Ascom Ufal
29/03/2023 11h01

Ingressar numa universidade pública não é algo fácil. O concorrido processo seletivo escancara muitas vezes as disparidades socioeconômicas a que os estudantes do ensino básico estão submetidos. O que também não é fácil para alguns é a permanência na universidade, seja por questões geográficas ou, mesmo, financeiras.

No caso dos estudantes que possuem filhos, os obstáculos podem ser ainda maiores. É por isso que as políticas assistenciais são tão importantes. Para uma camada considerável dos brasileiros, conciliar os estudos com o cuidado com os filhos requer mais do que empenho e dedicação, requer uma rede de apoio.

Na Ufal, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) é o órgão que tem por finalidade assistir à comunidade estudantil além de planejar, gerir e executar os programas e atividades estudantis, que visem promover a integração entre estudantes, comunidade e Universidade, de acordo com a política de assistência e tendo como foco das ações os alunos em estado vulnerabilidade social.

O auxílio-creche é uma ajuda financeira mensal destinada a contribuir com o custeio de despesas com creche ou similar de crianças de até 5 anos e 11 meses de idade, filhas de estudantes da Ufal que não sejam atendidos pelo Colégio de Aplicação Telma Vitória.

Nos casos em que os dois pais são alunos da Ufal dos cursos presenciais, o auxílio-creche será concedido somente a um deles, preferencialmente, à estudante mulher. Já nos casos em que os pais são divorciados, separados ou que não vivam juntos, o auxílio será pago ao estudante que detiver a guarda legal da criança e, no caso em que a guarda é compartilhada, o auxílio será destinado à mãe.

Além do auxílio-creche, a Proest desenvolve outros programas, dentro de quatro linhas prioritárias de ação: inclusão e permanência; apoio ao desempenho acadêmico; promoção da cultura, do lazer e do esporte; e assuntos de interesse da juventude. Dessas linhas, resultam programas de assistência à saúde, à moradia, à alimentação, bolsas permanência, programas de apoio à vida acadêmica nas dimensões social, política, cultural, esportiva e de formação técnica. Conheça outras iniciativas da Proest para a assistência aos estudantes da Ufal.

Residência Universitária

A Residência Universitária Alagoana (RUA) oferece moradia para estudantes oriundos do interior de Alagoas e de outros estados brasileiros. Localizada no Campus A.C. Simões, em Maceió, possui capacidade para atender até 135 estudantes. Para concorrer às vagas para a RUA os estudantes devem participar dos processos de Cadastramento Socioeconômico realizado pela Proest.

Restaurantes Universitários

Os Restaurantes Universitários (RUs) da Ufal atendem a toda a comunidade universitária e tem por objetivo oferecer almoço e jantar por preços acessíveis, além da gratuidade para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dentro dos critérios do PNAES. Atualmente existem cinco Restaurantes Universitários instalados na Ufal, sendo um deles no Campus A.C. Simões (Maceió), um no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), um na Unidade de Ensino de Viçosa, um no Campus Arapiraca e um no Campus Sertão.

Atendimento médico

Os estudantes da Ufal podem solicitar agendamento de clínico geral, ginecologia e pediatria, no caso dos filhos de estudantes, na Unidade Docente Assistencial (UDA), localizada no Village Campestre, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

Atendimento odontológico

Assim como o atendimento médico, estudantes da Ufal também podem acessar o gabinete odontológico da Faculdade de Odontologia (Foufal), que fica no Campus A.C. Simões.

Atendimento psicológico

O acolhimento e a escuta psicológica, além da orientação e do encaminhamento para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), fazem parte do serviço de atenção à saúde mental dos estudantes da Ufal, que também faz parte das ações de assistência da Proest.

Para saber mais detalhes sobre os programas de assistência estudantil, acesse a página da Proest.