Alunos de Jornalismo e Relações Públicas da Ufal são premiados na Expocom 2022

A exposição é realizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom
Por Lenilda Luna - jornalista
26/05/2022 14h11 - Atualizado em 27/05/2022 às 15h44

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram uma participação destacada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2202), realizada durante o 22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, que aconteceu nos dias 18 a 20 de maio, presencialmente, em Salvador (BA). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Wilson Belarmino, recém-formado em Relações Públicas, ganhou o prêmio na categoria: Produto de Comunicação Institucional em Apoio ao Marketing. O trabalho apresentado por ele foi o artigo Planejamento gráfico das peças de comunicação do evento moda e imagem.

Belarmino já tem experiência com planejamento gráfico, esse foi o tema do Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado por ele. O estudante também fez curso de Produção de Moda na Escola Técnica de Artes (ETA), sendo encarregado, em 2019, do desenvolvimento da identidade visual do projeto de extensão Moda e Comunicação. Outro trabalho de destaque de Belarmino foi a identidade visual do Circuito Penedo de Cinema de 2021.

Já Luan Oliveira, estudante de Jornalismo, foi contemplado pelo Projeto de Assessoria de Imprensa para o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) Costa dos Corais - Alagoas é Comunidade. “O projeto foi criado para a cobertura e divulgação do evento promovido para levar às comunidades os conhecimentos produzidos pelos cientistas da Universidade. Sou estudante de jornalismo, do 6º período, bolsista do Peld por meio da Fapeal, e visto a camisa desse projeto com orgulho”, declarou o estudante.

Luan destaca que esse é um projeto de assessoria que busca valorizar a ciência cidadã, a extensão universitária e o próprio propósito de ser da Universidade. “Importante ressaltar isso, num momento que a Universidade está sendo ameaçada por sucateamentos, cortes e, até mesmo, por propostas de suspensão da gratuidade, prevista em um projeto de lei nefasto”, alerta o estudante.

Luan ressalta ainda a importância do projeto de educação ambiental. “Espero que mais edições do Peld CCAL é Comunidade aconteçam, levando ciência para as ruas do nosso estado, e que mais projetos científicos da universidade considerem ter uma assessoria de imprensa para dar um retorno à sociedade sobre suas atividades e, claro, traduzir toda sua produção e importância”, completa ele.

A Ufal teve seis trabalhos apresentados na Exposição Regional. Os outros quatro são: Programa laboratorial em áudio: Contra-ataque: mulheres e o futebol, de Milenna Alves Paulino; Produção multimídia: A ascensão do amadrinhamento infantil na capital alagoana, de Kamila Abely Dias; Radiojornalismo: Papo cultural: Cine Arte Pajuçara e os desafios do cinema alternativo, de Maíra Chalega de Sobral; e o documentário: A vida de artesão, de Maria Clara Araújo Gomes. Os dois estudantes premiados vão apresentar os trabalhos na etapa nacional, que vai acontecer em João Pessoa (PB), de 5 a 9 de setembro.

Release do Peld Costa dos Corais aqui.