Peld Costa dos Corais levará ciência para estudantes de Porto de Pedras

Projeto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi selecionado no edital SBPC vai à Escola
Por Luan Oliveira - estudante de Jornalismo
01/02/2022 12h13 - Atualizado em 01/02/2022 às 13h14
A coordenadora do Peld Costa dos Corais AL, Nídia Fabré (esq.); Alessandra Brandão (centro), do PeldCom; e Lídia Ramires (dir.), da comunicação do Peld Costa dos Corais AL

Levar os saberes tradicionais de ecologia e a importância do oceano para a conservação da natureza para a sala de aula. É esse o projeto apresentado pelo Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (Peld CCAL) ao SBPC vai à Escola, que selecionou a iniciativa em seu edital de 2021.

As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto de Pedras, cidade do litoral norte de Alagoas onde as atividades ocorrerão. O município se encontra dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), e foi parceiro nas atividades do Peld é Comunidade 2021, quando foram realizadas ações de diálogo com as comunidades locais.

“A aprovação no edital possibilitará ampliarmos ações do Peld é Comunidade, ao levar aos municípios resultados das pesquisas além de ouvir quem vive a realidade local e tem tanto a nos ensinar”, diz Lídia Ramires, coordenadora de Comunicação do Peld CCAL.

A ação deve ajudar a promover a valorização da ciência em escolas públicas de ensino fundamental da APA, além de fortalecer a relação Universidade–Escola. “Nossa meta é transmitir esse papel aos professores do ensino fundamental, sempre buscando a sensibilização e a valorização do conhecimento científico, principalmente aquele construído em parceria com as comunidades tradicionais e locais”, destaca a coordenadora geral do Peld, Nídia Fabré.

Os pesquisadores buscarão criar um espaço para a conscientização sobre a importância da ciência, a conservação dos oceanos e a valorização dos saberes tradicionais dos pescadores e pescadoras. Usando atividades lúdicas como o Mar à Vista, desenho animado criado para levar temas importantes sobre a APACC para as crianças, experimentos para a restauração do mangue e o resgate da cultura milenar da pesca junto aos jovens e adultos.