Reconhecimento de diplomas estrangeiros deve ser solicitado via Plataforma

Ufal adota sistema informatizado criado pelo MEC, a partir deste mês de outubro, para gestão e controle de processos de revalidação e reconhecimento
Por Ascom Ufal
14/10/2022 16h44 - Atualizado em 14/10/2022 às 16h45

As solicitações de reconhecimento de diplomas estrangeiros (mestrado e doutorado) submetidas à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) devem ser realizadas pela Plataforma Carolina Bori, um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação (SESu e Capes) para gestão e controle de processos de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

A medida adotada pela Ufal vale a partir deste mês de outubro e é feita conforme as prescrições da Resolução do MEC, nº 1, de 25 de julho de 2022, e da Resolução nº. 71/2022 do Conselho Superior (Consuni) da Ufal, de 05 de setembro de 2022.

Os trâmites para realizar a solicitação podem ser consultados no endereço. Servidores da Ufal estão isentos de taxas do processo de reconhecimento e revalidação.

A plataforma Carolina Bori facilita a gestão e o controle do fluxo dos processos, além de proporcionar maior interatividade entre as partes interessadas. A plataforma reúne Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas que, por adesão, oferecem as informações necessárias para que os requerentes (diplomados) solicitem a revalidação ou o reconhecimento dos seus diplomas estrangeiros.

Para saber mais, acesse o site.