Programa de Mentoria em Propriedade Industrial do INPI

O NIT/UFAL vem divulgar oportunidade para participação do Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PMPI) lançado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O PMPI é voltado a docentes de instituições de ciência e tecnologia que tenham projetos de pesquisa conduzidos sob fomento ou financiamento público para inovação e seu objetivo geral é fomentar a ampliação do uso do sistema de PI por parte das ICTs mentoradas.

O programa consiste em duas etapas: a primeira, um curso de nivelamento a respeito dos conceitos básicos de Propriedade Intelectual, com carga horária de 20 horas, ofertado de forma contínua no portfólio de cursos da Academia do INPI, intitulado "Uso da PI em Negócios de Base Tecnológica" (https://academiavirtual.inpi.gov.br/).

A segunda etapa é uma sessão de tira-dúvidas com membros analistas do próprio INPI, para auxiliar os pesquisadores em relação aos seus pedidos de proteção de patentes. O curso de nivelamento do Programa é um pré-requisito para a participação no processo de mentoria.

A sessão de mentoria possibilita aos pesquisadores ter acesso direto a quem faz o exame da proteção e, assim, pontuar as formalidades necessárias aos pedidos de propriedade intelectual, sempre buscando eliminar dúvidas quanto ao correto uso dos sistemas e ferramentas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A execução da mentoria será agendada diretamente com o Mentor.

A participação na etapa de Mentoria depende da indicação do Facilitador, neste caso, o NIT/UFAL. As indicações serão realizadas pelo Núcleo até o último dia útil de cada mês. Pedimos que os interessados preencham seus dados aqui.