Josealdo Tonholo toma posse no MEC junto com mais 24 reitores eleitos

Durante cerimônia, ministro Camilo Santana reforçou o compromisso do governo em respeitar decisão democrática das comunidades acadêmicas e prometeu a recomposição do orçamento das Ifes

Por Simoneide Araújo - jornalista / fotos Angelo Miguel/MEC e Ascom Andifes
25/04/2024 16h09 - Atualizado em 02/05/2024 às 14h30
Josealdo Tonholo assina termo de posse ao lado do ministro Camilo Santana

Durante cerimônia no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF), o ministro da Educação, Camilo Santana, deu posse, na quarta-feira (24), a 25 reitores e reitoras de universidades e institutos federais, eleitos democraticamente por suas comunidades. O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, também tomou posse para seu segundo mandato.

O ministro Camilo lembrou que o compromisso do presidente Lula no primeiro encontro que ele fez com reitores, em janeiro do ano passado, foi respeitar a decisão democrática: “Reitor eleito, reitor empossado em todas as universidades públicas e institutos federais deste país. Isso é o que o presidente defende e respeita”, reforçou, ao completar: “Quero reiterar nosso compromisso de garantir a posse do mais votado, reitor ou reitora”.

O reitor Josealdo Tonholo foi eleito para seu segundo mandato em agosto de 2023 e vai estar à frente da gestão da Ufal até janeiro de 2028. “Este momento da posse é muito significativo porque tivemos a segurança que a vontade e a decisão da comunidade universitária seriam respeitadas. O compromisso do governo Lula é de respeitar o processo democrático nas universidades e institutos federais e isso é muito importante e nos fortalece”, declarou.

Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti foram escolhidos pela comunidade acadêmica da Ufal para mais uma gestão da Reitoria, com 74% dos votos. “Nosso desafio é muito grande. Estamos muito preocupados com o futuro da nossa Universidade porque o orçamento para 2024 é menor que o do ano passado. Estamos sem recursos para investimento, para reformar e cuidar da nossa infraestrutura. Vamos torcer para que haja recomposição do orçamento das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) para podermos continuar funcionando e oferecendo condições melhores para nossos estudantes e servidores”, desabafou o reitor.

Sobre a questão orçamentária, o ministro Camilo aproveitou a cerimônia para reiterar o compromisso assumido com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Neste momento de celebração, um momento histórico, de aproximação, de diálogo, para reafirmar o compromisso com a Andifes. Vamos fazer a recomposição orçamentária dos cortes que foram feitos no final de 2023, com a aprovação do orçamento. Quero dizer que no final deste mês de abril e início de maio estamos recompondo todo orçamento de custeio das universidades, que foi cortado em dezembro passado”, disse.

O ministro também reforça a preocupação do governo em construir uma política de assistência estudantil robusta para garantir que alunos e alunas possam concluir a graduação. “Vamos sempre estar juntos, de mãos dadas, para melhorar a educação do nosso país, pública, gratuita e de qualidade, dando oportunidade a todos e a todas, diminuindo as desigualdades e garantindo a inclusão. Esse é meu compromisso, compromisso da nossa equipe do MEC. Vamos todos, unidos, para construir uma educação de qualidade, que dê oportunidades, porque a educação transforma a vida das pessoas”, previu Camilo Santana.

E completa: “Tenham em mim não só um ministro, mas um amigo que luta pela educação. Vamos trabalhar juntos! Sei que os desafios são enormes, mas vamos, em breve, anunciar o PAC das universidades que, em sua grande parte, será a consolidação dos campi já existentes. Essa será nossa prioridade”.

Assista aqui a solenidade de posse dos reitores e reitoras

Confira abaixo a relação das instituições federais que tiveram reitores e reitoras empossados:

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Instituto Federal Catarinense (IFC)

Instituto Federal Fluminense (IFF)

Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Instituo Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Instituto Federal do Amapá (IFAP)