Unidade de Palmeira lança cartilha com orientações previdenciárias

Projeto de extensão de estudantes de Serviço Social visa facilitar acesso às informações sobre o tema
Por Deriky Pereira – jornalista
27/03/2024 11h51 - Atualizado em 28/03/2024 às 11h06
Cartilha sobre orientações previdenciarias foi distribuída na Associação Comunitária de Mulheres do Gavião

Estudantes do 6º período do curso de Serviço Social da Unidade de Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolveram uma cartilha sobre orientações previdenciárias. A ação, orientada pela docente Flávia Augusta, integra a disciplina Atividades Curriculares de Extensão 3 (ACE), e tem como objetivo popularizar o acesso às informações sobre o tema.

Segundo a professora, o projeto Previdência Social, Serviço Social e socialização de informações na comunidade do Gavião – Palmeira dos Índios, elaborou a publicação como forma de facilitar o acesso à informação às mulheres vinculadas a Associação Comunitária de Mulheres do Gavião e demais trabalhadores, pois é fundamental que as pessoas conheçam os seus direitos.

“Por conta das recentes alterações, provenientes da mais atual reforma da previdência e entendendo as necessidades do perfil das moradoras e moradores da comunidade, a ação foi desenvolvida a partir de encontro temático em roda de diálogo onde as situações e vivências relacionadas aos direitos previdenciários, pudessem ser discutidas e orientadas”, explicou Flávia Augusta.

Informação prática e acessível

O estudante Reinaldo Pereira é um dos integrantes do projeto e contou sua experiência com a criação da cartilha. Para ele, o produto possibilita levar informações claras, concisas e de qualidade para as pessoas que não tinham acesso a esse tipo de conteúdo. “Sabemos que a previdência social é um pilar fundamental para o bem-estar e a estabilidade financeira de milhões de indivíduos em todo o mundo. Sua importância reside não apenas na garantia de uma renda estável na aposentadoria, mas também na proteção contra eventos imprevistos, como doenças, invalidez e perda de entes queridos”, disse o estudante.

Ele contou ainda que muitas pessoas enfrentam dificuldades com relação ao funcionamento da Previdência Social, seus benefícios e requisitos, o que torna a cartilha ainda mais essencial. “É aqui que a socialização efetiva das informações desempenha um papel crucial. Ao disseminar conhecimentos claros e acessíveis, é possível empoderar as pessoas para tomar decisões informadas sobre seu futuro financeiro”, completou Reinaldo.

E ele disse mais: “A socialização efetiva das informações é essencial para capacitar os cidadãos, promover a transparência e garantir que todos tenham acesso igualitário aos benefícios previdenciários. Este esforço coletivo visa assegurar que a Previdência Social cumpra sua missão fundamental: proteger e promover o bem-estar da sociedade como um todo”, refletiu o estudante.

Sobre a cartilha

Com cerca de 30 páginas, a cartilha – que você pode conferir em anexo no final desta página – apresenta linguagem informal e descontraída sobre temas como Previdência, Benefício de Prestação Continuada (BPC), os auxílios-maternidade e doença, pensão por morte, aposentadoria do trabalhador rural, além do papel do Serviço Social na Previdência e como solicitar um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“O Serviço Social na Previdência desempenha papel fundamental na promoção da cidadania e na garantia dos direitos sociais dos segurados e beneficiários da Previdência Social. As principais atribuições do Serviço Social na Previdência incluem temas como a socialização das informações, avaliação social, encaminhamentos, o parecer social e a pesquisa social para garantir acesso equitativo aos benefícios previdenciários”, diz um trecho da publicação.
Reinaldo Pereira destacou ainda que o conteúdo possibilita a compreensão desses diferentes benefícios oferecidos pela Previdência Social, o que se mostra importante para que os cidadãos possam planejar suas finanças de forma adequada. “A divulgação de informações sobre os documentos necessários, prazos e procedimentos para solicitar benefícios contribui para reduzir a burocracia e facilitar o acesso aos direitos previdenciários que a maioria daquelas pessoas da comunidade não tinham acesso total”, salientou.

Outra importante missão da cartilha elaborada pelos estudantes é o combate às "fake news" sobre o tema. “A socialização das informações também desempenha um papel vital no combate à desinformação e aos mitos associados à previdência social. Ao esclarecer equívocos comuns e fornecer orientações precisas sobre os direitos e deveres dos segurados, é possível promover uma cultura de transparência e confiança no sistema previdenciário”, disse Reinaldo.

Para ele, a interligação entre a Previdência Social, o Serviço Social e a socialização de informações desempenha papel crucial na promoção da justiça social e no fortalecimento do acesso equitativo aos benefícios previdenciários. “Ao trabalhar em conjunto, esses elementos contribuem para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso à proteção financeira e à segurança proporcionada pela Previdência Social. Espero que essa cartilha ajude várias outras pessoas, não só as da comunidade do Gavião”, concluiu.