Ufal cria grupo de apoio psicológico para estudantes de outras cidades

Projeto "Longe de casa" terá reuniões presenciais com início na quinta-feira, 7 de março, às 14h
Por Jacqueline Freire - jornalista
01/03/2024 11h30

Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que vêm de outras cidades ou até mesmo de outros estados, enfrentam desafios diversos daqueles que enfretam os demais. É que além da transição para o ensino superior, trabalhos, provas, novas amizades e demais mudanças que acompanham o acesso à universidade, eles precisam pensar em moradia, ambientação na nova cidade, alimentação, aumento da responsabilidade, indepedência, e a saudade de casa.

Para ajudar a lidar com essas questões, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) criou um grupo de apoio que terá um primeiro encontro já na próxima quinta-feira, 7 de março, a partir das 14h, no Núcleo de Acessibilidade da Ufal (NAC) localizado no CIC do Campus A.C. Simões. A ideia é auxiliar os estudantes de outras cidades que estão residindo longe de seu domicílio de origem nos seus processos de adaptação às suas novas realidades de vida.

A coordenadora de apoio a qualidade de vida acadêmica da Proest, Adriana Duarte, explica que objetivo do projeto é desenvolver uma atividade de intervenção coletiva que possa "tanto proporcionar melhoria na qualidade de vida desses estudantes quanto prevenir que novos ingressos experimentem semelhante nível de sofrimento psíquico".

O psicólogo Alex Mesquita, da Proest, conta que a ideia do projeto surgiu a partir das reuniões mensais que o grupo de psicólogos para discutir os atendimentos e as ações da psicologia. "Percebemos que grande parte dos alunos que procuram o serviço de atendimento individual da psicologia da assistência estudantil são alunos que estão morando longe de seus municípios de origem e estão distantes de sua rede de apoio socioemocional", relata.

"Esses alunos apresentam queixas relacionadas ao processo de adaptação à nova rotina, a qual exige a aprendizagem de novos comportamentos e o desenvolvimento de novas competências socioemocionais por parte dos discentes", explica. As queixas dizem respeito desde a saudades dos familiares e amigos próximos, a ter que lidar com a autonomia e responsabilidade de “morar sozinho”; dificuldades iniciais com situações que envolvem interação social e participação em atividades de lazer e recreação.

Em geral, quem vem de outras cidades para estudar na Ufal, mora sozinho ou com algum outro estudante ou parente, ou ainda em alguma república para estudantes. "Através do acolhimento psicológico, os psicólogos da Proest oferecem suporte socioemocional aos discentes, trabalhando para o reequilíbrio do seu humor e desenvolvendo estratégias de enfrentamento junto aos alunos", afirma Mesquita.

Outros serviços

Os alunos também são orientados a utilizarem as práticas integrativas e complementares proporcionadas pelo Núcleo de Saúde Pública (Nusp), o atendimento nutricional disponibilizado pela Faculdade de Nutrição (Fanut), a assistência em saúde oferecida pela Unidade Docente Assistencial (UDA), a assistência odontológica ofertada pela Faculdade de Odontologia (Foufal), as intervenções psicológicas realizadas pelo Serviço de Psicologia Aplicada do Insituto de Psicologia (SPA/IP), a prática esportiva participativa proporcionada pelo Programa Esporte na Ufal,uma parceria do Instituto de Educação Física com a Proest, além de todo o suporte em assistência estudantil disponibilizado pela Pró-reitoria.

O grupo aceita novos ingressos a qualquer momento, basta realizar inscrição no site encurtador.com.br/ovSU7 e se dirigir a uma das reuniões ou entrar com contato com a sala do NAC, no CIC ou nos endereços: psicologia@proest.ufal.br ou adriana.duarte@ceca.ufal.br