Peld é Comunidade leva pesquisas e diversão à orla de Maceió

Maior projeto ecológico de Alagoas apresenta dados sobre a Costa dos Corais de forma lúdica, no domingo,25

Por Ascom Ufal com Lídia Ramires e Luan Oliveira – Ascom Peld
22/02/2024 14h01 - Atualizado em 02/05/2024 às 14h26
Peld é Comunidade une pesquisas e diversão (Foto: Divulgação Peld)

O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa dos Corais de Alagoas (Peld CCAL) abre sua terceira edição com a etapa Verão, realizada de forma inédita em Maceió. O local escolhido para a iniciativa foi a Praça Gogó da Ema, localizada em frente ao Marco dos Corais, na praia de Ponta Verde.

As atividades serão das 9h às 12h, no domingo, 25 de fevereiro.

A realização da etapa Verão é um esforço conjunto do grupo de pesquisadores e da gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Prefeitura de Maceió para apresentar ao público – moradores de Maceió e turistas de passagem pela cidade – o monitoramento da maior unidade de conservação federal marinha costeira do país.

O evento, por sua vez, se consolidou em duas edições anteriores que priorizaram a divulgação de resultados de pesquisa e troca de saberes com ações nos municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e Maragogi, onde foram apresentadas as pesquisas do grupo para os moradores da região, sempre dialogando com as comunidades num intercâmbio de conhecimentos.

A serviço da sociedade

O lema do Peld Costa dos Corais AL é Cientistas a serviço da sociedade e as etapas do Peld é Comunidade são o ápice do exercício do conceito de “ciência cidadã”, com destaque para o diálogo entre universidade e comunidade.

“É sempre um momento de aprendermos muito e de dialogarmos com a sociedade, apresentando materiais fantásticos, brincadeiras para as crianças, projeções e painéis interativos para que todo mundo possa participar”, convida a coordenadora do Peld CCAL, Nídia Fabre.

A programação inclui a apresentação de resultado de pesquisas, demonstrações de materiais, diálogo sobre corais, tartarugas, peixes-boi, além da programação voltada para as crianças, com a presença do elenco do Mar à Vista, animação desenvolvida pelos integrantes e premiada pela Unesco.
Cabe destacar ainda que, também nesta etapa do Peld é Comunidade Verão, estarão presentes os parceiros de edições anteriores, tais como o projeto Meros do Brasil e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Mar à Vista integra programação do Peld na Comunidade Verão

O Projeto Mar à Vista! também participa do Peld na Comunidade Verão, buscando integrar pesquisa e comunidade com iniciativas educativas e culturais que alcançam o público infantojuvenil, além de pais e educadores.

“Buscamos constantemente transcender os limites da universidade ao compartilhar nossas pesquisas e projetos em prol da comunidade. O projeto Peld Alagoas exemplifica essa missão, não apenas conduzindo pesquisas de alto nível, mas também promovendo a conscientização ambiental, divulgando a ciência e estabelecendo uma proximidade com a sociedade para compreender suas demandas e desafios”, conta Ana Malhado, coordenadora do Mar à Vista!.

Durante o evento, o Mar à Vista! estará presente com uma série de atividades interativas, incluindo a apresentação das músicas e dos personagens do projeto, a distribuição de cartilhas educativas, a realização de pintura na mão e sessões de contação de histórias. Essas ações visam envolver e engajar os participantes de todas as idades, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da conservação marinha e costeira.

“Nesse contexto, o projeto Mar à Vista surge para fortalecer ainda mais essa interação, sendo concebido e desenvolvido para estabelecer uma ligação sólida entre a ciência, o lúdico e o aprendizado de crianças e adolescentes”, complementa Ana Malhado.

A sensibilização ambiental é de suma importância, especialmente quando direcionada às crianças e adolescentes, pois estabelece uma conexão emocional com a natureza desde cedo, incentivando atitudes conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Além disso, essas ações contribuem para formar cidadãos mais engajados e comprometidos com a conservação dos recursos naturais, garantindo a sustentabilidade para as futuras gerações.

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do projeto Conservação com inovação e arte: Novos horizontes para o “Mar à vista!” (financiado pelo CNPq) e faz parte do PELD-Costa dos Corais, Alagoas e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além de contar com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Sobre o Peld CCAL

Atuante desde 2017, o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa dos Corais em Alagoas (Peld CCAL) trabalha com o monitoramento e pesquisa dos sistemas socioecológicos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais em Alagoas. A APA abrange uma área de mais de 400 mil hectares, se tratando da maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil.

A Costa dos Corais vai do litoral norte de Maceió até o município de Tamandaré (PE). Coberta de barreiras de corais e manguezais, ela é o lar de várias espécies de animais e plantas, alguns deles ameaçados de extinção, como o peixe-boi-marinho.

O Peld é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com apoio da Ufal.