Reitor Josealdo Tonholo é nomeado oficialmente para o mandato 2024/2027

O gestor é reconduzido para o segundo mandato consecutivo - 2024/2027
Por Lenilda Luna - jornalista
31/01/2024 10h48 - Atualizado em 31/01/2024 às 11h24

Após a publicação, nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU), do decreto de nomeação, o reitor Josealdo Tonholo reassume oficialmente a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para o segundo mandato consecutivo.

Ele foi reeleito com mais de 74% dos votos da comunidade universitária em julho de 2023. O mandato anterior foi concluído em janeiro deste ano e o gestor aguardava a nomeação oficial para marcar a posse da equipe no novo mandato.

A partir de agora, oficialmente no cargo, o gestor e sua equipe vão dar início à execução do planejamento para o mandato de 2024 a 2027. “Tivemos muitas dificuldades na gestão anterior por enfrentar sucessivos cortes orçamentários e a falta de apoio do governo federal para as universidades”, pondera Tonholo.

A perspectiva para a nova gestão é mais otimista, apesar das dificuldades que ainda precisam ser superadas. “O Congresso Federal aprovou, em dezembro do ano passado, a Lei Orçamentária Anual (LOA), para 2024, retirando cerca de 6% do orçamento discricionário. Então, ainda precisaremos buscar recursos complementares para garantir todas as ações deste ano”, revela o reitor.

Mas, em entrevista recente, concedida ao programa Ufal e Sociedade, o reitor Josealdo Tonholo afirmou o compromisso em manter a universidade funcionando plenamente, exercendo seu papel no desenvolvimento socioeconômico para Alagoas. “As políticas afirmativas garantem que a Ufal seja estratégica na redistribuição de renda num dos estados mais pobres do país”, finalizou.