HU vai ampliar número de documentos assinados digitalmente

Força-tarefa será realizada para agilizar a emissão de certificado digital no AGHU

Por Ascom HU
24/01/2024 15h25 - Atualizado em 24/01/2024 às 18h25

Com o objetivo de proporcionar maior segurança nos processos de documentação, o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) e a Gerência de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal), vão promover uma força-tarefa para agilizar a emissão dos certificados digitais dos médicos da instituição. A ação será realizada do dia 15 de janeiro até o dia 9 de fevereiro, das 7h às 19h, no hall principal do hospital. Na ocasião, um profissional de TI vai ajudar na emissão do certificado digital.

No HU, os profissionais de Medicina e Enfermagem já utilizam a certificação digital para realizar anamnese, evolução e prescrição dos pacientes no Sistema de Gestão Hospitalar usado pelos Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh / AGHU). A partir de 5 de fevereiro, o número de documentos assinados digitalmente será ampliado. Atestados, receituários, relatórios e sumários de alta e óbito também contarão com essa funcionalidade.

Para facilitar a emissão do documento, os profissionais já devem ter instalados em seus dispositivos móveis os aplicativos NeoID e SouGov. Os profissionais que ainda não estão familiarizados com uso do certificado digital no AGHU podem seguir o passo a passo a seguir (tutorial). Ou, ainda, assistir ao treinamento online (aqui).

A não emissão do certificado digital resulta em demora no atendimento do paciente, já que o profissional vai precisar acessar uma central de pendências para conseguir imprimir os documentos; atingimento da cota de impressão individual e dificuldade em enviar documentos digitais válidos ao paciente (principalmente com o teleatendimento).

De acordo com o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HU (SETISD), Alexsandro Santos, a ideia da força-tarefa surgiu a partir de diversas tentativas de mobilização dos médicos para aderirem ao sistema digital de assinatura, uma vez que esse certificado possibilita a assinatura eletrônica de documentos, promovendo a segurança da informação e dos pacientes.

“A emissão dos certificados digitais dos médicos é um passo crucial para a implementação de novas funcionalidades no AGHU. A medida visa otimizar os processos internos, proporcionando maior eficiência e segurança no manejo da documentação médica”, destaca Alexsandro.

O representante do SETISD expressou otimismo em relação ao futuro da saúde digital no HUPAA-Ufal. “A inovação e a colaboração interdisciplinar continuarão a ser peças-chave na evolução dos serviços prestados, visando sempre o bem-estar dos pacientes e a excelência no atendimento médico”, enfatiza.

Certificado digital

O certificado digital é um documento eletrônico tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas que serve como uma carteira de identidade eletrônica, utilizado no sistema de gestão AGHU, tornando possível a assinatura digital de registros nos prontuários dos pacientes.

O uso da certificação digital torna mais segura a documentação das informações do paciente, uma vez que garante maior autenticidade, confidencialidade e integridade às informações registradas, além de possuir validade jurídica e eliminar a necessidade de autenticação em cartórios.