Ufal abre formação em cultura oceânica para professores da rede pública

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação terá 50 vagas e acontece em 30 de setembro

Por Jacqueline Freire – jornalista
- Atualizado em
 | nothing

Professores da Rede Municipal de Ensino que atuam no Ensino Fundamental II já sabem que precisam incluir em seu planejamento de ensino o tema da cultura oceânica. E a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió realiza no próximo dia 30 de setembro, mais uma formação no tema.

Para participar da segunda turma do curso “Cultura Oceânica: de todos, para todos”, basta realizar inscrição no site. O projeto atua em consonância com a Declaração da ONU sobre a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e com a Lei Municipal 7.168 de 2022, que surgiu para promover a Cultura Oceânica em Maceió.

Na página de inscrição também está disponível o link para a pesquisa “Perfil dos professores em formação e/ou atuantes no Ensino Básico em Maceió e sua percepção sobre a Cultura Oceânica”. “Este formulário é extremamente importante para conhecermos o nível de conhecimento dos professores sobre o Tema e pode ser respondido por qualquer professor das redes públicas e privadas de ensino”, explica a professora Karla Paresque, coordenadora do projeto de extensão que realiza a formação.

“Vale destacar que a Cultura Oceânica, idealmente, deve permear todas as áreas do conhecimento e ser abordada transdisciplinarmente, ou seja, iniciativas da Cultura Oceânica não devem estar confinadas apenas à Ciência do Oceano. Elas devem englobar também a aprendizagem prática, a compreensão da responsabilidade individual e coletiva, bem como a apreciação da gestão e comunicação ao transformar o conhecimento em ação”, afirma.

O curso deve atender a professores de todos os componentes curriculares, sendo limitado o número de vagas para cada um deles. Os professores poderão conhecer os princípios e conceitos da Cultura Oceânica, assistir a demonstrações de como alguns destes conceitos podem ser trabalhados em sala de aula de forma simples, conhecer diferentes fontes de recursos didático-pedagógicos para serem utilizados no seu cotidiano, além de terem a oportunidade de trocar ideias com outros professores da mesma área, enriquecendo o seu repertório e estimulando a dar os primeiros passos para esta mudança.

O evento é gratuito e os participantes receberão certificado.

Primeira turma foi um sucesso

Na primeira formação, que aconteceu em agosto, estiveram presentes professores de diferentes componentes curriculares que atuam na Rede de Escolas Municipais, além de membros da Coordenação Técnica de Educação Ambiental da SEMED/Maceió. “Ao longo do dia, os professores puderam visitar diferentes estações de conhecimento, relacionados aos sete princípios da Cultura Oceânica e observar diferentes estratégias para aplicação deste conteúdo em suas salas de aula. Após estas dinâmicas eles foram convidados a manifestarem suas percepções e possibilidades de aplicação, em um momento de troca com todo o grupo participante do evento”, completou Karla.

A professora destacou ainda que a ideia do evento é sensibilizar as pessoas a se unirem na busca para alcançar as metas da Década do Oceano e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “Quando eu falo 1se unir a nós’ me refiro aos cidadãos do mundo, que têm reconhecido toda problemática ambiental que o planeta vem enfrentando e se organizando em busca de soluções, através da mudança drástica no comportamento da humanidade”, diz.

O professor Manoel Marcos Pereira, da Escola Municipal Arnon Afonso de Melo, participou do curso e contou que a formação mudou seu olhar sobre como o oceano faz parte e é importante no cotidiano. “Infelizmente não temos políticas educacionais que nos favoreçam trabalhar mais esse tema. Mas depois da formação eu pude perceber que minha disciplina em muitos pode ter o oceano como tema de produções artísticas. E uma rica fonte de pesquisa para criação de obras. Além disso, uma inesgotável fonte de inspiração para o artista”, disse.

Cultura Oceânica

A Cultura Oceânica consiste em compreendermos as influências do oceano na vida do ser humano e entender como nós impactamos o Oceano. A Cultura Oceânica (tradução adotada para Ocean Literacy) sustenta que um maior conhecimento sobre o Oceano levaria a um maior respeito pelos limites da sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e seus recursos. O grande desafio é fomentar mudanças comportamentais para promover a cidadania oceânica, que se refere à conexão entre a vida cotidiana das pessoas e a preservação do meio ambiente marinho e costeiro.

A Cultura Oceânica busca mudar a relação da humanidade com o Oceano e este é um dos 10 desafios da Década da Ciência Oceânica. Em Maceió, em 6 de maio de 2022, a Lei 7.168 promulgou a promoção da Cultura Oceânica na rede municipal de ensino. A lei considera a transversalidade do tema e traz a formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal como a garantia de que esta promoção ocorra.