Últimos dias para inscrições no concurso de ideias inovadoras do Sinpete

31 de agosto também é o prazo para submissão de atividades no evento
Por Jacqueline Freire – jornalista
25/08/2023 13h55

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontece só em outubro, mas é preciso atentar para alguns prazos de editais pré-evento, como o Concurso de Ideias Inovadoras e o prazo para a submissão de atividades durante o evento.

Concurso de Ideias Inovadoras

Até o próximo dia 31 de agosto estão abertas as inscrições para o Concurso de Ideias Inovadoras, oriundas de ações de iniciação científica e tecnológica, no âmbito de escolas da rede municipal, estadual, federal e particular da educação de Alagoas; e de cursos de licenciatura (formação de professores) e bacharelados, das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras da Sinpete.

As propostas, que devem apresentar potencial para solucionar problemas, por meio da ciência e da tecnologia, e que resultem em produtos, processos e/ou serviços novos de impactos educacionais, sociais e ambientais; devem se enquadrar em um dos eixos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clique aqui para saber mais.

A chamada é aberta a todos os interessados - estudantes e professores - que estejam desenvolvendo ideias inovadoras no Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e no Ensino Superior da Ufal, Ifal, Uneal ou Uncisal. Mas atenção, os projetos não precisam estar vinculados a instituições de fomento à pesquisa.

As propostas devem ser submetidas por um professor orientador, via formulário eletrônico. Os vencedores até o terceiro lugar recebem o Prêmio Sinpete de CT&I na Educação, composto por troféu e medalha.

Clique aqui para acessar o edital e realizar sua inscrição.

Submissão de atividades

Também até o dia 31 de agosto está aberto o prazo para selecionar propostas de atividades formativas, científicas e culturais que contribuam para o fortalecimento do debate sobre ciência, tecnologia e inovação na educação básica, tendo como escopo os ODS, no contexto da realidade social atual.

Podem ser inscritas propostas de minicursos, palestras, oficinas, mesas, lançamentos de livros e manifestações culturais.

Poderão participar das propostas de atividades como proponente, professores ou técnicos vinculados às instituições parceiras; e como convidados, sejam palestrantes ou moderadores, os professores da educação básica de Alagoas, que exerçam atividades em projetos de ciência, tecnologia e inovação; ou ainda os estudantes e professores da graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de ciência, tecnologia e inovação.

Clique aqui para acessar o edital e realizar a sua inscrição.

Sinpete

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica é um projeto interdisciplinar de fomento e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), executado pela Universidade Federal de Alagoas, em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

As atividades serão realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi nos dias 16 a 20 de outubro. O evento é gratuito e com direito a certificado.