Ufal celebra 25 anos da Educação a Distância com lançamento de livros

Obras foram organizadas pela Cied e contam com temas relevantes para o desenvolvimento da EaD
Por Elaine Rodrigues – jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
22/08/2023 16h38 - Atualizado em 22/08/2023 às 19h49
Reitor Josealdo Tonholo acompanhou o lançamento da coletânea que marca os 25 anos da Educação a Distância na Ufal

Três e-books que integram a coletânea de comemoração dos 25 anos de Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já estão disponíveis para pesquisadores e demais interessados na área. Os lançamentos foram feitos no Café Literário da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), como parte da programação de encerramento da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

“A Bienal é um momento em que os professores da Universidade, com muita alegria, chegam aqui para lançar os textos, por vezes elaborados naqueles momentos difíceis da pandemia”, lembrou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ao dizer ainda que a Bienal foi realizada para professores, estudantes em geral e, principalmente, para o povo alagoano, que pode acessar de casa obras gratuitas lançadas pela Edufal, pelo site da editora.

Os e-books foram organizados pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e foram compartilhadas com 147 instituições que integram a Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Vocês vão encontrar nessas três obras produtos de altíssima qualidade. Referenciais para o estudo, para a pesquisa e para o desenvolvimento da Educação a Distância”, garantiu o coordenador da Cied, Fernando Pimentel, durante os lançamentos.

Foram lançadas as seguintes obras: A Evasão Discente em Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UAB/Ufal, organizada por Fernando Pimentel, Joceilton Rocha; Esmeralda Moura, Maria Aparecida Viana e Roosseliny Pontes; Pesquisa na Modalidade a Distância: experiências, metodologia e escrita, organizada por Luciana Santana e Isnaldo Barbosa; e Universidade Aberta do Brasil: pesquisas no percurso de sua implementação e consolidação, organizada por Luís Paulo Mercado e Cleide Jane Costa.

Durante os dez dias do maior evento literário do estado, o Café Literário promoveu o lançamento de cerca de 100 obras. O diretor da Edufal, Ivamilson Barbalho, aproveitou a ocasião para agradecer a todos que atuaram na Bienal. “Agradeço também aos autores que confiaram no selo da Edufal e quero dizer da nossa alegria em compartilhar com vocês a produção desses conhecimentos para socializar”, comemorou.

Livros marcam 25 anos da EaD na Ufal

A Universidade Federal de Alagoas possui hoje cerca de 1.200 estudantes na modalidade de Ensino a Distância, em seis cursos de graduação e dois de especialização. Os três e-books lançados são marcam a comemoração dos 25 anos de história da EaD na Ufal.

Ainda de acordo com Fernando Pimentel, para a Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Ufal é um polo estratégico para o Nordeste, pela sua expertise, pelos pesquisadores envolvidos, pelos projetos em andamento e por aqueles já desenvolvidos.

Edufal e Fapeal entregam mais um livro à sociedade

Ainda na noite do último domingo (20), também foi lançado o livro Entre Vulnerabilidade e Resiliência: ensaios sobre disposições do espaço habitado, organizado pela professora Roseline Oliveira. A obra integra o edital lançado a partir de parceria da Edufal com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

“O papel da universidade não é só em formar, é inspirar também. É fazer a gente se ver um pouco mais criativo diante do que acontece. Então, a gente tentou elaborar um discurso que fizesse a gente pensar e refletir. Não solucionar problemas, mas entender que o mundo é cheio de questões e a gente tem que ter criatividade para formular essas questões e tem que ter criatividade para poder compreender e explicar essas questões”, afirmou a professora Roseline.

O livro está disponível na Edufal e pode ser adquirido pelo ponto físico ou pelo site da editora. Veja mais detalhes sobre os lançamentos e a parceria entre os dois órgãos aqui.