Tonholo e Eliane são reeleitos para Reitoria da Ufal com 74% dos votos válidos

Eles foram escolhidos pela comunidade acadêmica para novo mandato para o quadriênio 2024 a 2028
Por Ascom Ufal com Ascom Adufal
02/08/2023 22h16 - Atualizado em 03/08/2023 às 07h49
Os reeleitos Eliane e Tonholo comemoram o resultado da consulta à comunidade

O professor Josealdo Tonholo e a professora Eliane Cavalvante foram reeleitos para o cargo de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O resultado da eleição – chamada internamente de consulta à comunidade acadêmica – foi proclamado na noite desta quarta-feira (2) e comemorado com festa no campus A.C. Simões, em Maceió, e nos campi do interior da instituição. A nova gestão da Ufal vai dirigir a Universidade no quadriênio de 2024 a 2028 e toma posse em janeiro do ano que vem.

A comunidade acadêmica da Ufal escolheu o professor Josealdo Tonholo e a professora Eliane Cavancanti para mais uma gestão da Reitoria da universidade, com 74% dos votos. O resultado da consulta à comunidade acadêmica foi proclamado após o encerramento da votação on-line, às 21h, e divulgado na sala do Conselho Universitário (Consuni), por volta das 21h20.

Os integrantes da chapa 2 Avança Ufal receberam 1.293 votos de professores, 1.180 de técnicos e 3.923 dos estudantes. Ao todo, 10.161 membros da comunidade da Ufal votaram na consulta. A chapa 1, encabeçada pela professora Rita Souto Maior e pelo professor João Araújo, alcançou 26% dos votos, sendo 327 de docentes, 158 de técnicos e 3.280 de discentes.

“Esta foi a vitória da democracia, do respeito, do diálogo e do reconhecimento de uma gestão que, de mãos dadas com estudantes, técnicos e docentes, conseguiu fazer a Ufal avançar mesmo frente a dificuldades como a pandemia e os cortes orçamentários. Quero agradecer a toda a comunidade da Ufal e quero dizer que seguiremos avançando, respeitando todas as pessoas e desenvolvendo nossa instituição na capital e no interior. De minha parte seguirei dedicando minha vida à Ufal e a Alagoas, retribuindo com meu trabalho e com minha devoção todo o amor que Alagoas e a Ufal me ofertaram e me ofertam”, afirmou Tonholo.

A vice-reitora Eliane Cavalcanti destaca:Após superar obstáculos nunca antes vivenciados em nossa Universidade chegamos a esta eleição pregando a união de professores, técnicos e discentes, além do debate ético e transparente sobre o que fizemos e o que vamos fazer em benefício de toda nossa comunidade acadêmica. Foram muitos os desafios de 2020 até aqui, mas tenham certeza de que muitas conquistas estão por vir. Todos nós, por meio do trabalho coletivo de nossa comunidade, avançamos muito. E, agora, neste novo ciclo de gestão, vamos avançar ainda mais.”

Com a reeleição garantida por ampla maioria da comunidade acadêmica, em seus três segmentos, Tonholo e Eliane garantiram que seus nomes serão a primeira opção da lista tríplice a ser encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cabe ao presidente a nomeação do reitor diante da lista remetida pelo Consuni da Ufal. Em declarações recentes, o presidente afirmou que vai respeitar os resultados das eleições nas universidades, nomeando sempre o primeiro colocado nas consultas às comunidades.

Segundo o decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, os reitores de universidades federais são escolhidos pelo presidente da República dentre os nomes que constam em uma lista tríplice, indicados pelas próprias instituições.

“Agora, para nós, o mais importante é acompanharmos o Consuni, porque a prerrogativa legal de construir a lista tríplice é do Conselho Universitário e tradicionalmente o conselho tem acatado a decisão da base universitária, expressa no processo eleitoral”, relatou a integrante da Comissão Coordenadora da consulta, professora Sandra Lira.

O processo de consulta é organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Diretório Central dos Estudantes da Ufal (DCE – Quilombo dos Palmares).

Essa consulta acadêmica marcou a primeira vez em que servidores e servidoras aposentados puderam participar do processo de escolha dos próximos gestores da Reitoria, representando um momento histórico e vitorioso para a democracia no âmbito da universidade. A realização dessa consulta com a participação dos aposentados e aposentadas consagra a democracia na Universidade, fruto da união das entidades e do comprometimento dos servidores aposentados, que tanto contribuíram e contribuem com a instituição, com o sindicato, com as lutas sociais e com as lutas políticas. A Adufal se orgulha de fazer parte dessa jornada de transformação e reafirma seu papel fundamental na construção de uma universidade cada vez mais justa”, afirmou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Outra mudança histórica que ocorreu nessa consulta universitária é que ela foi a primeira realizada de forma on-line, trazendo mais segurança e praticidade para os participantes, além de respeitar os direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Foi um processo democrático, construído com debates, com o diálogo frente a frente entre as candidaturas e a comunidade universitária. O processo de votação eletrônica foi um avanço, porque facilitou tanto o acesso ao voto, quanto a apuração dos votos, pois minutos após a conclusão da votação já estávamos com os resultados em mãos e podendo parabenizar aqueles e aquelas que a comunidade elegeu”, afirmou a vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira.