Restaurante Universitário vai retomar compra de alimentos da agricultura familiar

Representantes das cooperativas e do RU discutiram preços e demandas na última quinta-feira
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos Renner Boldrino
25/08/2023 18h51 - Atualizado em 25/08/2023 às 18h56

Na última quinta-feira (24), representantes das cooperativas de agricultura familiar de Alagoas e a gerência do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram reunidos na Reitoria, em Maceió, para discutir ajustes de preços para o processo de chamada pública 01/2023 de compra de alimentos provenientes da agricultura familiar.

O RU foi representado pela nutricionista e gerente Milena Fernandes, por Lenni Sarmento, também nutricionista, e Thanyara de Medeiros, técnica em Nutrição. Elas apresentaram às cooperativas quais os itens, quantidades e preços sugeridos para esses produtos. “Esse alinhamento é importante para que a chamada apresente quantitativos e valores que sejam viáveis para a instituição e para os produtores”, explicou Milena Fernandes.

Essa primeira reunião foi referente ao fornecimento de produtos para o restaurante do Campus A.C. Simões, em Maceió. “No próximo dia 29, realizaremos a reunião em Arapiraca. No dia 30, será em Delmiro Gouveia e, depois, vamos divulgar a reunião em Viçosa. Assim podemos atender às demandas regionalizadas”, explicou Lanni Sarmento.

A Ufal iniciou a compra direta de produtos da agricultura familiar para os restaurantes universitários em 2018. Durante um ano, os pequenos produtores entregaram os alimentos diretamente ao RU, com itens como macaxeira in natura e congelada, inhame, abóbora, banana, farinha de mandioca, laticínios, folhagens, etc.

No final de 2019, foi feita uma outra chamada, mas os produtos não chegaram a ser entregues, porque a pandemia de covid-19 obrigou a suspensão das aulas no início de 2020. “Agora, em 2023, estamos retomando essas chamadas, que cumprem objetivos importantes, como fornecer alimentação saudável para os comensais do RU e fortalecer a economia local, comprando de pequenos e médios agricultores”, ressaltou Thanyara.

Ufal e a agricultura familiar

A proposta de comercializar diretamente com as instituições públicas, sem atravessadores, agrada bastante os representantes das cooperativas. É uma estratégia que contribui para o desenvolvimento sustentável, a promoção da segurança alimentar e a redução das desigualdades socioeconômicas, já que, ao comprar diretamente dos agricultores familiares locais, a Universidade colabora para estimular a economia da região.

Izabela Santos, que estava representando a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), comemorou a iniciativa do alinhamento. “É fundamental escutar os produtores antes de publicar a chamada, porque podemos apresentar detalhes sobre os nossos produtos. Por exemplo, nem todas as instituições têm conhecimento que nós fabricamos também o leite em pó, que oferece a vantagem de um prazo maior de validade”, ponderou a assistente comercial.

Aldo Viturino, que além de representar a Cooperativa Agrícola de Alagoas (Coopal), com sede em São José da Laje, também responde pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL), estava entusiasmado com a proposta. “Ter um cliente como a Ufal é uma ótima oportunidade. Nesta reunião, podemos apresentar nosso potencial para responder às demandas com qualidade e eficiência”, garantiu.

Para as responsáveis pelo RU, essa relação entre a Ufal e as cooperativas de agricultores familiares tem muitas vantagens. “Podemos comprar alimentos regionais frescos, nas quantidades necessárias, com um cronograma de entregas, diversificando o cardápio, reduzindo o desperdício e eliminando a necessidade de comparar produtos embalados e com conservantes”, finalizou Milena Fernandes.