Instituto de Matemática da Ufal abre inscrições para o Sem Mais Nem Menos

Ação de extensão está de volta e busca tornar o aprendizado divertido
Por Isadora Ulisses – estudante de Relações Públicas
25/08/2023 18h04 - Atualizado em 25/08/2023 às 18h06

O grupo Sem mais, nem menos, vinculado ao Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anuncia o retorno das atividades. Trata-se de projeto de extensão que tem como objetivo fornecer atualização no processo de formação de professores do ensino fundamental dos anos finais e do ensino médio.

O que o projeto busca é auxiliar os estudantes na compreensão de conteúdos matemáticos, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades consideradas essenciais. Isso acontece com uso de materiais didáticos que apresentem a matemática de forma mais leve, criativa e visual, conectando diretamente aos elementos do cotidiano dos alunos.

Para fazer parte do projeto de extensão, os professores do ensino fundamental e do ensino médio interessados devem realizar a inscrição até dia 31 de agosto, por meio do site do projeto ou pelo Instagram, no perfil @semmaisnemmenosufal.

Existem duas opções de inscrição para os professores, sendo a primeira delas como participante da formação continuada e acompanhante de estudantes nas atividades. Nessa opção, os professores se inscrevem no projeto com seus estudantes e assumem a responsabilidade de organizar os alunos para participarem das atividades propostas nas sugestões ao vivo, discutir questionamentos, coletar materiais e participar da formação.

A segunda possibilidade é de o professor se inscrever como participante da formação continuada, quando não tiver estudantes inscritos. Nesse caso, eles têm a responsabilidade de assistir às atividades propostas específicas ao vivo e participar das discussões por meio de webconferências. Em ambas as opções os participantes receberão certificados.