Pesquisa da Ufal quer saber opinião de torcedores sobre Campeonato Alagoano

Questionário pode ser respondido até 8 de junho
Por Ascom Ufal
02/06/2023 14h29

Torce para CRB, CSA, ASA ou outro clube alagoano de futebol masculino de Alagoas? Torcedores desses times estão sendo convidados a darem sua opinião sobre a transmissão do campeonato estadual. A pesquisa de opinião segue aberta até o dia 8 de junho e pode ser acessada neste link. O questionário é bem rápido de responder e todas as informações serão trabalhadas sem identificar os participantes.

A pesquisa é parte do projeto de pesquisa “A importância da transmissão audiovisual do Campeonato Alagoano de futebol masculino (2007-2023): padrões tecnoestéticos e incentivo ao torcer a times locais”, aprovado no edital Pibic/Ufal 2022-2023, e que está em andamento na Unidade Educacional Santana do Ipanema, vinculada ao Campus do Sertão da Ufal.

De acordo com o docente e coordenador do projeto, Anderson Santos, a pesquisa buscará analisar se as transmissões dos jogos, de fato, trazem marcas de Alagoas e se motivam os torcedores locais. “A análise das questões estéticas e narrativas da transmissão dos jogos de futebol de equipes alagoanas vai considerar um cenário em que muita gente torce para equipes de outros estados”, esclarece. O estudo também conta com a participação da discente Viviane Silva e do estudante Matheus Soares, atuando como bolsistas.

O professor acrescenta que o estudo pretendeverificar se as transmissões do campeonato local inclui identificadores alagoanos, tais como cores da bandeira de Alagoas, por exemplo, nos elementos incluídos na tela. Na narração, identificar se comentários e sobe som da torcida, se há um destaque para torcer para os clubes daqui e suas possíveis formas específicas. A pesquisa de opinião entra como verificação se a transmissão em audiovisual do campeonato tem mesmo efeito para isso”, explica.