Ufal sobe em ranking mundial com destaque para pesquisas científicas

Universidade está entre as 10% melhores do mundo e é a 49ª do Brasil
Por Manuella Soares - jornalista
26/05/2023 14h52 - Atualizado em 26/05/2023 às 15h48

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está entre as melhores instituições na edição 2023 do World University Rankings (CWUR), que foi divulgada este mês.

Entre as 20.531 universidades avaliadas em todo o mundo a Ufal aparece na posição 1.838. O procurador Educacional Institucional, Deiwyd Melo avalia: “Esse é um indicador, porque esses rankings mundiais são feitos por agências que buscam informações entre as universidades que mais produzem, então isso é um ponto bastante positivo pra Ufal”.

Enquanto 29 universidades brasileiras caíram na colocação, a Ufal se destacou ao subir no ranking, comparado aos anos anteriores e, nessa contramão, a maior universidade do Estado marca desempenhos em ascensão.

Na pesquisa divulgada ano passado a instituição alagoana estava na posição 51, já na edição 2023 do CWUR encerrou na 49ª colocação entre as melhores universidades do Brasil.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Magna Suzana, uma das razões dessa posição da Ufal no ranking da CWUR foi o impacto do apoio e do investimento institucional na pesquisa, mesmo em meio a cortes orçamentários. Ela destaca que esse é o resultado da priorização da pesquisa na Universidade, e que reflete no ensino e no serviço de qualidade.

“Esta priorização pode ser ratificada a luz de todas as ações que a Propep se empenhou em executar, mas só para citar algumas, a nossa gestão aportou recursos em editais de apoio à pesquisa, editais de publicação de artigos, de bolsa de pós-doutorado, de premiação de teses e dissertações e reconhecimento de mérito dos programas de pós-graduação e editais de manutenção de equipamentos, além de priorizar o pagamento de bolsas de Iniciação científica e Iniciação Tecnológica nos programas Pibic e Pibiti”, reforçou Magna.

A professora também ressalta que a Propep foi pioneira em implantar um edital de concessão de auxílio financeiro ao pesquisador (Instruído na Resolução 64/2019-Consuni Ufal), que tem possibilitado a execução financeira total do Propap desde 2020. “Todo este empenho reverbera no desempenho geral da pesquisa e tem contribuído para nossa ascensão no ranking mundial”, conclui.

Em breve a Propep vai publicar relatório sobre a pesquisa produzida na Ufal, mas já adianta alguns dados sobre a qualidade e o impacto mundial da Universidade com base em plataformas de busca científica.

“Quando olhamos para o desempenho da pesquisa na Ufal, vimos que pelos dados do Scival© o nosso índice H é de 41 pontos. O índice h5 usa uma janela de publicação e citação de cinco anos, e essa maneira é uma forma de rastrear métricas de produtividade de forma justa ao longo do tempo. O índice h5 da Ufal é 41, pois é verdade dizer que cada uma das 41 publicações teve pelo menos 41 citações”, explica os dados da Figura 1 em anexo.

Ela também esclarece que o índice h fornece informações sobre o desempenho dos pesquisadores e áreas de pesquisa, e avalia o contexto da Ufal apresentando figuras extraídas de plataforma referência: “Nos últimos três anos e meio temos ascendido em inúmeros aspectos e métricas de acompanhamento da pesquisa, inclusive em colaborações internacional, como mostram as Figuras 2, 3 e 4; e em qualidade de publicações, demonstrada na Figura 5.

A Ufal tem 82,1% de publicações com colaboração nacional e internacional. E a maioria das citações (14.612) foram a partir dos trabalhos produzidos com pesquisadores de outros países. “Mais do que nunca a equipe da Propep tem intensificado os esforços para elevar as nossas posições e oferecer uma Universidade mais justa, inclusiva e diversa para nossa sociedade, seja por meio do ensino, da extensão e/ou da pesquisa. E, mais uma vez, os nossos pesquisadores, docentes e seus estudantes, merecem o nosso reconhecimento, pois a conquista é de todos nós que fazemos a Ufal”, finalizou Magna.