Ufal sedia o maior evento de pesquisa em Economia Política do Brasil

Encontro Nacional de Economia acontece em junho; inscrições para ouvintes seguem até 30 de maio
Por Ascom Ufal
23/05/2023 12h45 - Atualizado em 23/05/2023 às 13h13

Com o tema “Ameaças à Democracia Brasileira no Século 21: capital e desigualdades”, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sediará de 6 a 9 de junho, em Maceió, o 28º Encontro Nacional de Economia Política (Enep). As inscrições para ouvintes estão abertas até o dia 30 de maio.

A realização do evento em Maceió marca o retorno dos encontros presenciais da SEP à região Nordeste após 13 anos. Conforme Cid Olival Feitosa, professor da Feac e um dos organizadores do evento, “o Enep coloca a Ufal no circuito dos grandes eventos acadêmicos que pensam a economia e a sociedade para além da visão convencional”.

Segundo Marisa Silva Amaral, presidente da Sociedade de Economia Política (SEP), a entidade tem uma importância histórica: “Seus objetivos, sua capacidade de congregar inúmeros filiados ativos e centenas de participantes em seus encontros anuais fazem da SEP, orgulhosamente, a maior e mais abrangente sociedade do pensamento crítico da Economia no Brasil”.

Ainda segundo Marisa, quanto aos espaços de discussão, a SEP privilegia o fato da Economia ser uma ciência social, com crítica ao mainstream da Economia, algo a ser esperado das atividades do 28º Enep.

“Em seus 27 anos de existência, a Sociedade Brasileira de Economia Política buscou sempre garantir espaço ampliado de discussão a todas as correntes teóricas e áreas de trabalho que entendam a Economia como uma ciência essencialmente social e que, por isso mesmo, tenham na crítica ao mainstream da Economia e no resgate aos fundamentos e categorias analíticas essenciais da Economia Política seus elementos comuns”, afirma.

Para Cid, é imprescindível discutir o fortalecimento da democracia brasileira, para garantir a promoção do desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades. De maneira que a realização do evento na Ufal “é uma grande oportunidade para toda a comunidade acadêmica de Alagoas discutir, a partir de uma perspectiva crítica, os rumos da economia e da sociedade brasileira”.

Tanto Cid quanto Marisa destacam a atualidade das temáticas debatidas no evento, considerando os últimos anos do país, com falta de recursos à ciência e à tecnologia e críticas diretas aos espaços de pesquisa. Marisa relembra ainda que a crise financeira mundial de 2008 e seus desdobramentos quanto ao fortalecimento de pautas neoliberais acentuam tensões entre capitalismo e democracia, com aumento da violência da extrema-direita, ascensão da necropolítica e da pós-verdade, o que virou uma ameaça constante à democracia. O retorno aos referenciais críticos da Economia torna-se, assim, indispensável.

“Todos esses fenômenos apontam para uma investida ampla contra os esforços coletivos de ampliação de direitos e participação popular por vias democráticas. Em meio à violência da extrema-direita, ao jugo do capital sob as finanças, à ameaça constante à democracia, se faz necessário repensar as tensões distributivas imanentes à sociabilidade econômica, revisitar o papel das classes sociais na condução da sociedade e o impacto das disputas entre essas mesmas classes em nossa trajetória de desenvolvimento”, afirma Marisa.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), e pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal, o Enep contará com diversas apresentações em grupos, sessões especiais e pôsteres, recebendo pesquisadores como o espanhol Xabier Arrizabalo Montoro, da Universidad Complutense de Madrid e o brasileiro Durval Muniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Inscrições

As inscrições para participar do evento estão abertas até o dia 23 de maio para autores com propostas aprovadas e até 30 de maio para ouvintes. Para isso, é necessário acessar a “Área do usuário” no site do evento, se cadastrar e seguir o menu Enep - XXVIII Enep - Inscrições.

Para estudantes de graduação, o evento contará com alojamento no bloco da Faculdade de Direito (FDA) da Ufal.

Para conseguir isso, é necessário preencher o formulário .

Programação

As atividades do evento ocorrerão nos auditórios da Reitoria e da Feac e no Bloco de Salas de Aula 1 do Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió.

A programação detalhada pode ser conferida no site do evento

Terça-feira (6/6)

9h-12 h – Minicursos (Bloco BSA1)

14h-17h – Minicursos (Bloco BSA1)