Ufal busca apoio político para garantir projetos no Baixo São Francisco

Professor Emerson Soares apresenta ao deputado estadual Inácio Loiola ações para recuperação do Canal de São Brás e a base de pesquisa flutuante Aguapé
Por Simoneide Araújo – jornalista
11/05/2023 14h55 - Atualizado em 01/06/2023 às 11h50
Reunião realizada no Gabinete do reitor Josealdo Tonholo com o deputado estadual Inácio Loiola

O desenvolvimento sustentável é o foco das ações da Expedição Científica do Baixo São Francisco, que este ano chega a sua 6ª edição. Pensando nisso, o reitor Josealdo Tonholo convidou o deputado estadual Inácio Loiola para conhecer projetos estruturantes desenvolvidos pela Universidade Federal de Alagoas, por meio das equipes da expedição nas áreas social, ambiental, educacional e de ciência e tecnologia.

Em reunião na última terça-feira (9), o coordenador-geral da expedição, Emerson Soares, apresentou dois projetos a serem implantados: o de recuperação do Canal de São Brás, de forma a garantir um volume suficiente de água para a realização das pesquisas da Expedição, e a base flutuante Aguapé e aquário do São Francisco em Piranhas, similar ao Laboratório Salas Vitória-régia, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, próximo à junção dos rios Japurá e Solimões, no Amazonas. “Essa base servirá de unidade modelo para pesquisa em tempo real com equipamentos de ponta e vai colaborar com várias instituições, servindo como estrutura de atração de projetos para a região do baixo São Francisco”, explicou.

Professor Emerson, ao apresentar os dois projetos, fala diretamente ao deputado sobre a necessidade de apoio político para que o desenvolvimento da região estudada seja algo constante. “Precisamos de apoio, da força política, para que projetos como esses, que estou apresentando agora, sejam estruturantes e duradouros e que favoreçam o desenvolvimento pleno e constante”, completou.

O deputado Inácio Loiola, que se coloca como grande defensor do Velho Chico, garantiu total apoio ao projeto e se pôs à disposição da Ufal para colaborar. “Há muito tempo eu afirmo que o problema do Nordeste é a degradação do São Francisco. Essa sempre foi minha bandeira. E já cheguei a dizer, há tempos, que a questão da revitalização do rio é um problema político e não técnico. Por isso, eu vou abraçar esses projetos e a Universidade terá todo meu apoio. Meu gabinete estará sempre aberto e à disposição”, declarou, completando que vai promover uma audiência pública para ampliar as discussões desses projetos que beneficiam o São Francisco e a população ribeirinha.

Tonholo expôs que a Universidade precisa de apoio e de engajamento dos políticos e que a fala do deputado Inácio representa a força da Assembleia Legislativa nesse processo de incentivo ao crescimento do estado. “Na base flutuante, a pesquisa em tempo real vai envolver não só os nossos pesquisadores da Ufal, mas, também, os das instituições parceiras da expedição. São cerca de 70 pesquisadores envolvidos”, comemorou o reitor.

O coordenador-geral da expedição comemorou a receptividade dos projetos pelo parlamentar. “Só tenho a agradecer esse apoio anunciado pelo deputado Inácio Loiola. Falo em nome de toda equipe que integra a expedição”, reforçou Soares.

Sobre os projetos

Os dois projetos apresentados por Emerson Soares estão relacionados com o canal do município de São Brás, próximo a Porto Real do Colégio. “Esse canal é uma das regiões de lagoa marginal, cujas vazões do Rio São Francisco, na maior parte do ano, inviabilizam o seu enchimento, prejudicando a economia do município e impactando o ecossistema pela perda de sua função ecológica", explicou.

E completa: “O objetivo principal da recuperação do Canal de São Brás é garantir um volume suficiente de água para a realização das pesquisas da expedição. O secundário é possibilitar o aproveitamento recreativo pelos habitantes da região, proporcionado pelo aumento do volume de água no canal. Outra demanda a ser atendida é o estímulo sustentável à economia baseada na piscicultura. A recuperação desse canal é um projeto que busca induzir o desenvolvimento, principalmente científico e econômico a partir da oferta de água do Rio São Francisco”.

Além do canal, também serão recuperadas as áreas marginais desflorestadas. “A empresa concessionária fará o saneamento básico da região, será construído um sistema de comportas para represar a água e, neste ambiente, serão realizados os peixamentos, pela Codevasf [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Codevasf], de seis milhões de alevinos de seis espécies nativas. Tudo isso terá o acompanhamento e o monitoramento das equipes de pesquisadores da Ufal”, anunciou o professor Emerson, que integra o corpo docente do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca).

Sobre a base flutuante Aguapé, que ficará no Município de Piranhas, Soares apresentou a estrutura, que contará com laboratório, área de treinamento e pesquisa, dormitórios para pesquisadores, além de área para exposição de aquários com espécies nativas. O local também servirá para ações de educação ambiental e turismo científico. “A estrutura será composta por dois pavimentos, tendo área total de 225,21 metros quadrados”.