Relatório da Economia Criativa mostra perspectivas e desafios do audiovisual

Pesquisa em parceria com a Ufal oferece diagnóstico aos profissionais do setor e ajuda o Sebrae no desenvolvimento de ações e políticas públicas
Por Manuella Soares - jornalista
09/05/2023 09h17 - Atualizado em 11/05/2023 às 15h45

Um documento de 411 páginas fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será referência para o setor audiovisual. O relatório A Economia Criativa do Audiovisual em Alagoas no Pós-pandemia, que vai ser lançado oficialmente no próximo dia 15 de maio, contou com um trabalho de pesquisa coordenado pelo professor Élder Maia, do Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal).

“A pesquisa foi escrita e o relatório publicado para fornecer aos profissionais um diagnóstico claro e preciso dos aspectos econômicos e mercadológicos que envolvem o audiovisual hoje”, disse Maia.

O projeto do relatório foi desenvolvido pelo Observatório da Economia Criativa do Estado de Alagoas (Obeal), sediado no ICS, e contou com a colaboração do estudante do curso de Ciências Sociais Nycholas Pires. De acordo com Élder, a pesquisa realizada para embasar o Sebrae com dados, indicadores e interpretações que norteiam na elaboração e implementação de ações e políticas públicas para as micro e pequenas empresas do setor.

“Esse aspecto é fundamental. Ele revela a importância de trabalhos como esse, executado por especialistas pesquisadores, para a elaboração de políticas de fomento, como capacitações, crédito, parcerias, entre outras”, reforçou o docente.

O documento publicado aborda perspectivas, desafios e oportunidades para quem cria e produz conteúdos audiovisuais no Estado. O contexto do período pós-pandemia é analiasado a partir de pesquisas que revelaram um avanço de 78% do Produto Interno Bruto da chamada economia da cultura e indústrias criativas no Brasil entre 2012 e 2021.

“Este estudo relaciona economia criativa e mercado audiovisual global, cujo alcance não se limita mais à fronteira do mundo físico, das salas de cinema, teatros, espaços de projeção. O virtual e a habilitação das plataformas de streaming ampliam mercados de forma exponencial.
Essa análise deixa clara a expansão desse segmento, especialmente a partir dos serviços on-line ancorados na tecnologia da transmissão de dados via internet, e como isso afeta os modelos de negócios das empresas brasileiras, nordestinas e, particularmente, alagoanas”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae-AL, Vinicius Lages.

O evento de lançamento, no dia 15 de maio, está sendo organizado pelo Sebrae e tem como público-alvo empresas, realizadores e profissionais da área do audiovisual, que produzem séries, filmes, documentários, entre outros conteúdos em Alagoas.

Parceria para valorização do Estado

A Ufal tem contribuído diretamente para a consolidação do tema da economia criativa em Alagoas. A parceria com o Sebrae permite que a Universidade se engaje na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes em arte e cultura, e promova eventos artísticos-culturais como o Circuito Penedo de Cinema e a Bienal Internacional do Livro.

O professor Élder também destaca que a Ufal está colaborando diretamente com a candidatura de Penedo ao título de cidade criativa da Unesco e já planeja transformar em livro o relatório de Economia Criativa do Audiovisual.

“A proposta é que seja publicado pela Edufal, em formato e-book e impresso. O objetivo é realizar o lançamento durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, numa mesa redonda que abordará a economia criativa em Alagoas”, adiantou Elder, que vai participar da mesa ao lado do professor Francisco do Rosário (Feac-Ufal) e o superintendente Vinícius Lages (Sebrae -AL). Lages ficará responsável pela apresentação do livro e o reitor Josealdo Tonholo fará o prefácio da obra.