Núcleo de Acessibilidade quer ouvir comunidade sobre tecnologias assistivas

Servidores e estudantes podem indicar quais equipamentos são necessários para atender ao público com PcDs
Por Jacqueline Freire - jornalista
17/05/2023 13h27 - Atualizado em 18/05/2023 às 14h10

O Núcleo de Acessibilidade (NAC), órgão ligado à Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Proest/Ufal) inicia nesta quarta-feira, 17 de maio, uma consulta pública onde a comunidade acadêmica será convidada a sugerir tecnologias assistivas para aquisição pela Ufal.

As Tecnologias Assistivas são recursos e serviços voltados às pessoas com deficiência (PcDs), visando proporcionar a elas, autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Segundo Danielly Spósito, assistente social do NAC, a consulta será realizada via documento eletrônico, enviado a toda a comunidade acadêmica através do e-mail institucional. “Nós enviaremos um documento a ser preenchido, uma planilha em excel para que cada unidade, coordenação e estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades e super dotação possam participar. Lembrando que os campos do documento serão todos abertos, e podem ser acessados inclusive por estudantes com TEA, através do uso de um fone bafador, por exemplo”, informa.

Cada participante da consulta poderá informar a necessidade, quantidade de itens e a motivação para a solicitação. “Sabemos que a cada dia o orçamento púbico tem se tornado escasso e o planejamento é fundamental para o uso do recurso público que adquirimos”, explica.

Hoje o NAC atende estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação; pessoas que demandam tecnologias assistivas específicas. Tanto os servidores quanto os próprios estudantes poderão indicar sugestões. “O apoio de toda a comunidade é muito importante, pois as informações reunidas comporão o primeiro pregão específico de tecnologias assistivas da Ufal”, afirma Danielly.

As sugestões serão analisadas e inseridas no Plano anual de aquisição e contratação (Paac 2024). A ideia é que o material seja entregue nas unidades e setores do Campus A.C Simões após a análise e elaboração do Paac 2024. As sugestões podem ser enviadas até o próximo dia 29 de maio.

Se você ou o seu setor não recebeu o e-mail com a consulta, ou para mais informações, entre em contato no endereço: atendimento.nac@proest.ufal.br