Poeta alagoano Jorge de Lima será tema de bate-papo no Campus

O bate-papo será com o escritor Leandro Garcia, autor de Jorge de Lima e Alceu Amoroso – Correspondência.
Por Ascom Ufal
10/05/2023 16h02 - Atualizado em 11/05/2023 às 21h23

Grande homenageado da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o poeta alagoano Jorge de Lima (1893-1953) faria 130 anos este ano. E a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já iniciou as celebrações.

Na próxima quarta-feira, 17 de maio, a partir das 19h, acontece no miniauditório Heliônia Ceres, na Faculdade de Letras, no Campus A. C. Simões, em Maceió, um bate-papo com o escritor Leandro Garcia, autor de Jorge de Lima e Alceu Amoroso – Correspondência.

O livro será lançado oficialmente durante a Bienal, mas o público já pode conferir o gostinho de ouvir de perto sobre a vida e obra de Jorge de Lima e as correspondências entre o poeta alagoano e Alceu Amoroso, destacando a importância da troca de ideias e pensamentos entre os dois.

Leandro Garcia é professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FAL/UFMG). É autor de 12 livros, entre eles, Lúcio Cardoso  – 50 anos depois, que reúne textos inéditos e outros apresentados em 2018, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários e pelo Acervo de Escritores Mineiros, em homenagem a Lucio Cardoso, cinco décadas após sua morte.

A atividade é gratuita e aberta ao público. Os participantes receberão certificado de duas horas. Inscrições no site

Jorge de Lima

Nascido em União dos Palmares, Lima cursou medicina em Salvador e no Rio de Janeiro, onde se formou em 1914. Foi quando ele retornou à capital alagoana e iniciou sua caminhada pela literatura e pelas artes. Em 1947, publicou Poemas Negros, seu livro mais famoso, mas seis anos depois, veio a falecer no Rio de Janeiro.

De acordo com o reitor Josealdo Tonholo, Jorge de Lima teve importante contribuição no campo da saúde e também no campo das artes e da literatura a partir de seus poemas. “Jorge de Lima teve participação importantíssima tanto na área de saúde com sua tese de doutorado que fala do tratamento de resíduos, recolhimento de lixo e saneamento e a importância disso para a saúde, mas também é o nosso poeta de Alagoas, o príncipe da poesia alagoana com obras como A Reinvenção de Orfeu, Poemas Negros que estão entre as mais estudadas da Literatura Portuguesa. Vai ser um orgulho poder celebrar Jorge de Lima”, disse.

Recentemente, o alagoano também foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) em uma sessão especial proposta pelo deputado Doutor Wanderley (MDB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Na ocasião, o secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, informou que, em breve, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançará nova edição da vida e da obra de Lima, de autoria da escritora Povina Cavalcante.

A Bienal

Com variada programação, que está sendo capitaneada pelas equipes da Ufal, via Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) e Assessoria de Comunicação (Ascom), e Governo de Alagoas, por meio de suas secretarias, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também contará com apoio do Sebrae, Sesc e outras instituições. A coordenação geral da Bienal de Alagoas é da professora Sheila Maluf.

Veja as novidades no site http://www.bienaldealagoas.com.br e acompanhe também as redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

Serviço:

Bate-papo com o professor Leandro Garcia sobre o livro Jorge de Lima e Alceu Amoroso – Correspondência

Quando: 17 de maio, 19h

Onde: miniauditório Heliônia Ceres, na Fale/Ufal