Grupo de Pesquisa promove debate sobre Enfrentamento à Exploração Sexual infantil

No evento on-line será apresentada a pesquisa da professora Valéria Nepomuceno (UFPE)
Por Lenilda Luna - jornalista
09/05/2023 16h49 - Atualizado em 10/05/2023 às 12h03

Nesta quinta-feira, 11 de maio, às 19h, será realizada a apresentação e debate sobre a pesquisa Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes no Brasil. O evento é online e está sendo promovido pelo Grupo de Pesquisa Redes Questões Geracionais e Políticas Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio do Núcleo da Infância e Juventude. As inscrições podem ser feitas no link.

O trabalho que será apresentado é fruto de parceria entre a Universidade de Nottingham, na Inglaterra; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a coordenação da professora Valéria Nepomuceno (UFPE) e pelo professor Ben Brewster, da Universidade de Nottingham. A pesquisa é financiada pela UK Research and Innovation (UKRI).

O objetivo foi “analisar as configurações da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil, mais especificamente no estado de Pernambuco, e as experiências de sobreviventes para construção das políticas públicas de enfrentamento”. Os pesquisadores destacam que atualmente há um aumento significativo dos casos, portanto há uma necessidade de compreender as causas e promover políticas públicas de enfrentamento.

O evento on-line vai contar com pronunciamentos da professora Valeria Nepomuceno Teles de Mendonça, coordenadora da Pesquisa no Brasill, doutora do Departamento de Serviço Social (DSS) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFPE; de Fernanda Sardelich Nascimento, professora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE - Campus Agreste.

De Alagoas, participam a professora Márcia Iara Costa da Silva, Assistente Social, doutora em Serviço Social e coordenadora do Grupo de Pesquisa Redes Questões Geracionais e Políticas Públicas da Faculdade de Serviço Social da Ufal; e Cláudio Malta, Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo da Infância e Juventude do Ministério Público de Alagoas, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Pública Pompeu Fabra, na Espanha.

Dia Nacional de Combate

O debate nesta quinta-feira, 11, antecipa a mobilização do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data faz alusão a um crime bárbaro que chocou a sociedade brasileira, em 1973, de um violento crime sexual contra uma menina de 8 anos, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, que ficou conhecido como "Caso Aracelli".

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, que remete aos desenhos da primeira infância, e foi usado pela primeira vez na campanha de 2009. A campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes, incentivando a denúncia de casos de exploração sexual e promovendo ações de prevenção e enfrentamento dessa violência que deixa marcas profundas, ferindo toda a sociedade.